Tecnologia para a saúde: como Criciúma se moderniza para atender a população

A aptidão pública continua sendo o maior desafio enfrentado pelos gestores e também o domínio com o maior número de processos judiciais em todo o país. De um lado, o portal Engeplus é voltado para outras pessoas que alegam falta de serviço, atraso no recebimento dos resultados do exame, entre muitas outras questões.

Por outro lado, a geração emergiu há anos e promete ajustes em todas as facetas da vida humana. Mas onde está em termos de saúde?Como o serviço público pode ser melhorado?Pode atender ou mesmo resolver os transtornos do Poder Público e do cidadão?

A chegada de uma pandemia no Brasil, que chegou então a Santa Catarina, e com passos maravilhosos, Criciúma, em março de 2020, estimulou tudo o que já estava em andamento no município. Ele fez a união da geração com a saúde.

Foi feito pelo chefe da Vigilância Física, Samuel Bucco, que explicou que o isolamento traz situações difíceis para a região, como a localização de um meio de comunicação que permita enfrentar a necessidade de permanecer suspeito e apresentar casos de Covid-19 (coronavírus). em quarentena. Queremos lançar métodos para ter sucesso nesses pacientes remotamente, e a geração nos deu isso”, disse ele.

Foi então que, naquele ano, surgiu o TeleCovid, uma fórmula para o controle de pacientes respiratórios assintomáticos. Em janeiro de 2021, a Prefeitura apresentou outro projeto: o portal Minha Vacina de Criciúma, para cadastrar todos os cidadãos de Criciúma para traçar os próximos passos da vacinação contra a Covid-19 no município.

“É o embrião do nosso novo projeto, que é a TeleSaúde. Também investimos pesado na campanha de vacinação, quando introduzimos a fórmula Minha Vacina lá no início do ano passado, que convocamos toda a população de Criciúma a se cadastrar. e ser capaz de obter a sua dose.

_____________________________________________________

Samuel Bucco, Chefe de Vigilância em Saúde de Criciúma

A TeleSaúde já é um sucesso. O que eles dizem sobre o projeto?

TeleSaúde é a alocação máxima recente criada pelo município de Criciúma para reduzir as longas filas nas unidades de ginástica. Permite, remotamente, o WhatsApp no número (48) 3445-8400, ter acesso a atendimento médico, renovação de prescrições, reverter resultados de exames, agendamento de consultas/procedimentos para a unidade de ginástica e dados sobre o sistema municipal de fitness. fitness.

A atribuição piloto foi apresentada oficialmente na noite de 11 de maio, no bairro Santo Antônio, onde a Unidade Básica de Saúde (UBS) é pioneira. Em uma semana, a TeleSaúde apresentou resultado positivo, triplicando o número de atendimentos, com média de 30 a 50 consultas por dia para os cadastrados nas UBS. Durante este mês, foi possível praticar no mínimo 40% no movimento dos pacientes que foram à unidade.

Nessa organização está Lair Antônia de Souza Monteiro, 61 anos, que teve o prazer de pedir uma receita de um medicamento e pode ser tratada em menos de 15 minutos, sem ter que sair de casa. Nascida em Maracajá, morou em Araranguá e mudou-se para Criciúma em 1980, onde ainda vive até hoje.

Ela diz que em menos de cinco minutos ela cuidou dele, seguiu o procedimento inicial de responder algumas perguntas e ganhou temporariamente a prescrição. Depois disso, Lair foi à farmácia e teve acesso aos medicamentos.

 

“Quando chegou a notícia de que a TeleSaúde seria lançada, como anunciaram, não achei que seria possível”

________________________________________

Antre Antonia de Souza Monteiro, paciente

O serviço conta com 4 enfermeiros e 3 médicos nas duas equipes. No primeiro mês de serviço, o serviço registrou 442 consultas médicas e 593 consultas de enfermagem.

Dr. Renan Pereira Bolfe faz parte da equipe de profissionais que gostam de correr com a TeleSaúde, e vem acompanhando essa evolução desde a criação do TeleCovid. Veja a história abaixo:

“Lá [no TeleCovid], já notamos a solução de alguns casos, pacientes que tinham sintomas mais leves, já fomos tratar e identificar quando se trata de casos mais graves. Com a TeleSaúde, temos uma resposta muito inteligente”, explicou o médico.

Como é a geração de vida dos profissionais de saúde?

De volta às perguntas originais. Quanto à geração e à aceleração que ela traz para a evolução da sociedade, quais são as que ela traz para o ser humano?

No caso da coordenadora da TeleSaúde, Marina Herath, a mudança no ambiente de corrida fez toda a diferença. Antes de passar do atendimento presencial para o controle remoto, ela passou por momentos difíceis e recebeu tratamento toda semana, em um ponto muito alto de estresse. .

“Minha experiência tem sido excelente, eu me descobri no que faço. Cheguei a um regime por causa da questão do Covid, que é complicado para todos os profissionais de fitness. Eu saí de um regime muito pesado, é confuso para pinturas na linha de frente da unidade, porque além dos desafios, você ouve muito. É todo dia, muitos insultos pelo serviço. Acho que estou em uma linha de depressão. “

_________________________________________________________

Marina Herath, Coordenadora da TeleSaúde

Assim como Marina Herath, cada profissional pode ter uma experiência exclusiva com a geração, e até mesmo outros benefícios ou desafios. Mas para a equipe que ultimamente está ciente do projeto TeleSaúde, bem como para muitos pacientes participantes do projeto piloto, é transparente que dados mais rápidos têm trazido mais praticidade à vida. E isso não acontece apenas com novos projetos. Se compararmos com os dias em que tudo estava no papel, você já pode ter uma ideia de quão temporariamente a evolução da geração tem sido.

“O paciente consulta do outro lado da cidade e temos acesso, tudo é mais rápido. Como a evolução do paciente também é descrita é simples de entender. Se o paciente chega na unidade sem poupar nada, já temos acesso ao sistema, já damos dados ao paciente, já podemos consultá-lo. É uma forma muito mais rápida, ágil e eficaz de trabalhar tanto para o colaborador quanto para o paciente”, disse.

Marina explica que a geração a acompanhou, mas que está surpresa com o salto dos últimos anos.

“Eu não pensei que seria assim, pensei que caminharíamos muito lentamente em direção a ele, mas a cada dia que passa percebemos que é o contrário, é algo que vai se expandir muito rapidamente. Em breve, toda a cidade será contemplada com esse tipo de serviço. “

_______________________________________________

Marina Herath, Coordenadora da TeleSaúde

É um desafio?

As notícias à primeira vista possivelmente pareceriam difíceis. Com a tecnologia, não é diferente. Um componente gigante da população ainda está procurando academias, mesmo que eles não os queiram. É uma questão de cultura, dizem os profissionais, e ainda é um desafio.

“Essa conscientização da população, o entendimento, o uso racional, pois sabemos que a população acaba usando muito o aparelho, entra em contato e procura muitas coisas que não podemos fazer online. vai melhorar muito e a população só vai jogar quando necessário”, diz a enfermeira Graziela Eyng Nuernberg.

Ainda há aqueles que não estão familiarizados com o uso da tecnologia. “Isso é algo que também teremos que trabalhar e continuar a dar esse paciente na unidade de ginástica pessoalmente”, acrescentou Herath.

Atualmente, a TeleSaúde está disponível para pacientes cadastrados na UBS do distrito de Santo Antônio. O Ministério da Saúde está lendo a ampliação do serviço para o restante dos bairros criciumenses.

© 1996 – 2022 Engeplus Companies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *