Microempreendedores individuais (MEI) têm até esta quinta-feira (30) para acertar suas contas com o Leão. Termina hoje o prazo para apresentação da Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-MEI).
Empreendedor; MEI; Baker; (Foto: Rovena Rosa / Agencia Brasil)
O DASN-MEI deve ser emitido mesmo através do usuário que enviou a restituição do imposto sobre usuários de ervas, cujo prazo expirou em 31 de maio. quem se tornar microempreendedor individual em 2022 não precisa concluir a declaração até 2023.
Se o freelancer deixar suas atividades como MEI, também deve enviar o documento. Neste caso, você terá que optar pela opção Declaração Especial. O DASN-MEI pode ser encontrado no site do Simples Nacional.
No comunicado, o MEE indicará a fonte bruta global de rendimentos recebidos da atividade em 2021. O microempreendedor que estava ativo, mas não ganhou no ano passado, deve envolver o valor de R$ 0,00 e toda a declaração. Quem contratou um trabalhador em 2021 terá que conferir sim na caixa que aparece no formulário.
Quem preenche o relatório mensal sobre a fonte bruta de renda tem sua tarefa mais fácil. Basta carregar os valores por mês e dizer-lhes a declaração.
Embora não precise ser entregue a nenhum órgão público, o relatório mensal de recebimentos brutos deve ser concluído até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou serviços. O documento deve ser arquivado por pelo menos cinco anos, juntamente com as notas fiscais de compra e venda.
Quem não tiver concluído o relatório mensal pode calcular a fonte de receita bruta do ano passado através da soma das faturas. No entanto, serão mais tabelas do que quem inseriu os números no relatório mês a mês.