A Secretaria Estadual de Saúde informou recentemente que a taxa de pacientes internados por Covid em unidades de terapia intensiva que não completaram o esquema de vacinação ultrapassa 97%. O percentual é superior ao divulgado na terça-feira quando representava 91% dos demais internados.
Recentemente, há outras 106 pessoas que sofrem de dores de cabeça na doença em unidades de terapia intensiva. Desses pacientes, 103 não receberam todas as doses da vacina, as duas iniciais e a dose de reforço. Esse é um fato que nos considera e mostra que a falta de vacinação é a principal explicação do porquê da expansão dos casos mais graves do Covid-19, que levam os pacientes aos hospitais”, alerta o secretário de Saúde, Kelluby de Oliveira.
Ele acrescenta que a vacinação está na rede pública há um ano e meio e que a imunização já provou ser a forma mais segura de economizar a máxima burocracia grave da doença.
O acompanhamento da secretaria destaca que, além do pico de tempo de ocupantes de terapia intensiva sem imunização completa, as enfermarias públicas também estão cheias de pacientes que não tomaram todas as doses. Nesta quinta-feira, das outras 442 pessoas internadas, 428 têm um esquema vacinal incompleto, ou 96,8%.
“Se hoje retomamos nossas atividades gerais, é porque a vacinação, que começa em 2021, reduziu o fluxo do vírus. É por isso que queremos que todos estejam cientes da importância da vacinação. Com a vacina, o usuário não está apenas se protegendo, mas toda a comunidade”, acrescenta o secretário de Saúde.
O Estado informa que possui mais de 646 mil vacinas contra o Covid, que continuam sendo enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses estão distribuídas nas 15 Diretorias Regionais de Saúde e na Rede Estadual de Alimentos Frios, e são transmitidas aos municípios a pedido dos serviços municipais de aptidão.
Só Notícias é o primeiro jornal virtual interno de Mato Grosso, distribuído há 20 anos com a informação.