Baixa vacina BCG no Brasil

Embora obrigatória para recém-nascidos, a vacina BCG — que protege contra a severa burocracia da TB — tem baixas taxas de política. Segundo o Datasus, do Ministério da Saúde, a política de vacinação da vacina passou de 105% em 2015 para 68,6% em 2021. A BCG é um componente do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e está indicada para ser implementada após o nascimento da criança.

Segundo Tania Petraglia, membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a vacina protege basicamente contra a tuberculose miliária, que ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e atinge todos os órgãos, com a ameaça de meningite. . A BCG também protege contra outras burocracias graves da TB, como a Tuberculose Pulmonar.

Tânia lamentou a baixa política do país e apelou à população. “Sou fofo procurando equipes de vacinação de todas as idades de 0 a 100 anos e um pouco. As vacinas são uma forma de proteção coletiva.

Na opinião do especialista, há falta de garantia dessa vacinação no atendimento número um. “Queremos uma intervenção mais eficaz do ponto de vista municipal”, disse.

Intradérmica

A vacina BCG é recomendada desde o nascimento para crianças que pesam 2 kg ou mais. Como uma única dose, a BCG deve ser implementada até o primeiro mês de vida do bebê, uma vez que o aparecimento da burocracia mais grave da tuberculose ocorre regularmente enquanto a criança ainda é muito jovem. No entanto, não há barreira para os americanos de qualquer idade se vacinarem, o grau de cobertura é menor.

Segundo Tania, a BCG é uma vacina intradérmica e deixa uma marca no braço da criança. Outras vacinas são intramusculares ou intracutâneas, menos difíceis de aplicar.

Tania Petraglia relatou que até muito recentemente, quando a vacina não deixava nenhuma marca no braço, a revacinação era recomendada. “Eu não quero repetir mais. ” Tudo que você tem que fazer é fornecer o documento que compromisse a imunização.

Contra-indicações

Imunodeficiências graves são contraindicadas para vacinação, além de serem remediadas com quimioterapia ou radioterapia e lesões cutâneas no local da aplicação. Da mesma forma, os jovens hiv-positivos merecem não tomar BCG. Já os jovens portadores desse vírus que não foram expostos à doença podem e merecem ser vacinados, disse o pediatra.

Fábrica

Hoje, 1º de julho, é o Dia da Vacina BCG. A chamada é derivada do bacilo de Calmette Guérin (BCG), que ele trouxe para o Brasil na década de 1920, a partir de uma doação do Institut Pasteur em Lille, França, onde evoluiu em 1921 através dos pesquisadores Léon Calmette e Alphonse Guérin.

A BCG é utilizada na população brasileira desde a década de 1930, produzida em uma fábrica de propriedade da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP).

No entanto, a base viu suas atividades de produção e comercialização de produtos farmacêuticos serem proibidas em 2019 por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que observou que a planta representava uma ameaça à aptidão física e não atendia aos critérios de práticas de aptidão inteligente. Fabricação (GMP) .

Para a SBP, a vacina BCG é muito vital para a aptidão física de jovens e adultos e o produto brasileiro é um dos mais produtivos do mundo. Para Tania, com o fechamento da Fundação Ataulpho de Paiva, é hora de o Brasil investir em um parque comercial que atenda aos desejos de produção desse agente imunizante no país.

escassez

Em 29 de maio, várias entidades médicas enviaram uma carta ao Ministério da Saúde alertando sobre a falta de vacina BCG em postos de ginástica em todo o país. O ofício foi assinado por meio da PBS, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE-TB), da Sociedade Brasileira de Vacinação (SBIm), da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Timologia (SBPT) e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).

Em resposta, o Ministério da Saúde informou, por meio da Vigilância do Ministério da Saúde, que planejava normalizar a distribuição das vacinas a partir de setembro. Atualmente, a quantidade média que você tem para cada estado é de 500. 000 doses por mês, em comparação com 1 milhão de doses no passado feitas para serem feitas.

Segundo o ministério, a cota de distribuição da vacina BCG para os estados foi reduzida em 50% devido às dificuldades no procedimento de obtenção da vacina – compra, desembaraço aduaneiro e autorização por meio da Anvisa para a entrada do produto no país – e à indisponibilidade do número de doses no país.

“O contingenciamento e o alívio da taxa de envio eram obrigatórios para que não houvesse escassez geral dos serviços de vacinação bcg, para garantir, pelo menos, a vacinação das crianças. “

um visto

Em nota, a Anvisa mostrou à Agência Brasil que a fábrica da Fundação Athaulpho de Paiva (FAP), no distrito de São Cristóvão (RJ), está paralisada por mudanças e correções decorrentes da última inspeção de aptidão.

“A fabricação não pode ser retomada até que as mudanças obrigatórias sejam finalizadas e a planta seja inspecionada para determinar a eficácia das correções. O tempo de inatividade depende do tempo que a Fundação leva para fazer as mudanças. Para agendar a inspeção, a FAP terá que dizer o toque final das atividades e solicitar a inspeção de liberação. Ou seja, o roubo recai sobre os culpados corporativos da fábrica.

A Agência Brasil não conseguiu tocar na Fundação Ataulpho do Paiva.

Saiba mais sobre o Brasil em iBahia. com e portal no Google News

Brasil

Brasil

Brasil

Brasil

Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *