Começa a pavimentação do trecho Esmeraldas-São José da Varginha; a ponte sobre o Rio Paraopeba e o trecho Papagaios-Pompeu foram notificados. O investimento totaliza R$ 581 milhões.
Foto: Dirceu Aurélio / MG Press
O governador Romeu Zema legalizou nesta quinta-feira (30/06) o comissionamento das tintas para pavimentação do trecho Esmeraldas-São José da Varginha, na MG-060. Na mesma ocasião, foi anunciada a publicação das bases de licitação para a adjudicação da ponte sobre o Rio Paraopeba, em Papagaios, e para a pintura do trecho Papagaios-Pompéu, também na MG-060. Outros três editais devem ser publicados por volta de 2022. Essas seis pinturas serão feitas na região afetada pelo rompimento das barragens da Vale*, em Brumadinho, e serão pagas após a conclusão do reparo. Os investimentos somam R$ 581 milhões. As alocações foram decididas pelas partes envolvidas no acordo judicial – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública Estadual –, após consulta popular realizada nos municípios atingidos da bacia do Rio Paraopeba, em novembro de 2021 As seis pinturas viárias foram propostas pelas comunidades e prefeituras e foram amplamente priorizadas no processo de consulta, que reuniu mais de 10 mil pessoas. “Graças ao esforço conjunto entre o governo de Minas, os órgãos de justiça e os municípios, poderemos trazer à luz pinturas viárias vitais na bacia do rio Paraopeba, que vão gerar um legado maravilhoso para a região afetada e desempenharão um papel papel fundamental no processo de reparação dos danos causados pelo rompimento das barragens* em Brumadinho. Essas intervenções vão melhorar o transporte marítimo e melhor acesso aos municípios, tendo um impacto muito forte no progresso dessas cidades. Agradeço a todos os prefeitos que, desde o início, acreditou que esse sonho era imaginável e caminha conosco nesta maravilhosa companhia”, disse o governador Romeu Zema, em vídeo apresentado no comunicado de imprensa. Luísa Barreto, solidarizou-se com as vítimas do rompimento de Brumadinho e destacou a importância da entrega: “É muito importante vermos esse resultado prático de progresso na vida das pessoas. Aqui temos uma organização de e pessoas, oriundas dos setores da justiça e do governo, que se uniram com base em um propósito nada incomum e um dever de reparação rápida e participativa e que, de fato, leva a inovações para a população. A crise de Brumadinho foi inédita. São vidas que jamais serão recuperadas e dores que não podemos aliviar, mas sabemos que é nosso dever transformar tanta dor em benefício para as pessoas. E temos que ver essas inovações se concretizarem”, acrescentou. O prefeito de São José da Varginha, Vandeir Paulino da Silva, comemorou o início das pinturas. “Estamos muito felizes, tanto os prefeitos da região quanto a população. Esta pintura é tão sonhada em toda a região e hoje vivemos a sua realização, com a assinatura do governo para a encomenda das pinturas. Sei que a ligação entre Esmeraldas e Belo Horizonte por São José da Varginha será um ganho maravilhoso para a população e beneficiará todos os cidadãos.
Esta tabela constitui a organização de “projetos regionais” no âmbito do saneamento socioeconômico, que inclui também a estruturação de 1. 500 casas populares, 78 usinas fotovoltaicas e viveiros nos municípios afetados. Outros 103 projetos também foram decididos após consulta popular – 27 para Brumadinho, 3 para cada um dos outros 25 municípios envolvidos e um rápido para um município – totalizando assim 112 projetos tão temporariamente de quadros dessa magnitude. No final do ano, teremos cem por cento do valor contratado para convertê-lo em pinturas e beneficiar a população”, acrescentou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.
Justiça Representantes dos estabelecimentos de justiça vinculados ao mandato judicial também participaram da convocação. “Nada vai pagar ou apagar o que aconteceu em Brumadinho e em toda a bacia do Paraopeba, mas nós da Defensoria Pública acreditamos no diálogo, nas concessões mútuas. Sem essa dinâmica de atenção aos demais envolvidos, de envolver prefeitos, estabelecimentos e o executivo no debate, nada disso aconteceria hoje. Que venham outras conquistas”, ressaltou o Ouvidor, Felipe Soledade. O subprocurador-geral Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt, lembrou a assinatura do mandato. “Há um ano e meio estávamos todos reunidos sobre esse mandato e compromisso, o comitê continua se reunindo semanalmente para falar sobre a execução. Tomamos todas as precauções para otimizar e agilizar a reparação de danos, bem como a execução responsável dos recursos. A entrega de hoje é uma nova demonstração dessa experiência exclusiva e de sucesso. Há estradas, pontes, hospitais e outros efeitos que estão começando a tomar forma para compensar essa dor terrível”, disse ele às outras pessoas. “A entrega de hoje é um grande passo à frente que estamos percebendo, mas não precisamos impedir lá. Deixo aqui o meu compromisso de estar atento a todas as propostas que trazem para a execução do anexo 1. 1, para ter um estilo na execução que sirva bem os demais interessados, as câmaras e as câmaras municipais, que são os que realmente saber o que é preciso e quais são as obras que, de fato, vão deixar um legado para a população”, disse. social, ambiental e econômica na bacia do rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.
Detalhes
Fonte: Agencia Minas
O vereador de Varginha, Zué do Esporte, apresentou uma candidatura à Câmara Municipal, pedindo o [. . . ]
Seguindo rigorosamente os protocolos de aptidão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), do Estado [. . . ]
O corredor da cidade de Varginha anunciou um ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais nesta quinta-feira (9), “em [. . . ]
Pela primeira vez na cidade de Varginha, André Massa apresenta seu show de comédia, Comédia, [. . . ]