O governo federal vai sacar R$ 6. 220,00 do FGTS para municípios afetados pelas fortes chuvas em Pernambuco.
Os que foram afetados pelas chuvas e no Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer têm direito a profit. et Timbaúba.
Segundo o governo, a retirada do saldo do FGTS por calamidade é feita por necessidade não pública, cuja urgência e gravidade resultam de um acidente herbalista, aos cidadãos dos espaços afetados que são divulgados através do Município Civil. Defesa.
A Caixa Econômica Federal informou que, para a autorização do saque, cabe ao município ou ao Estado decretar situação de emergência ou calamidade pública.
Além disso, o município deve submeter ao estabelecimento bancário o Formulário de Informações sobre Desastres (FIDE) e a declaração das áreas afetadas, processada por meio da gestão pública.
“Assim que a documentação for enviada à Caixa, o pessoal estará lá para solicitar o saque no aplicativo do FGTS, de forma completamente virtual”, informou a Caixa, por meio de nota.
A Caixa informou ainda que entrega recomendações e aos municípios afetados pelas fortes chuvas, com vistas à adoção das medidas obrigatórias para permitir e começar a atender a população.
Uma vez que a Caixa tenha ganhado a documentação dos repasses, o pessoal poderá efetuar o saque no aplicativo do FGTS, na opção Saque Digital, sem ter que passar um usuário para uma agência da Caixa.
Para solicitar o saque, é necessário anexar uma foto do documento de identidade e comprovante de endereço ao chamado do trabalhador, emitido até 120 dias antes da declaração de calamidade.
Se a prova de domicílio estiver em chamada de esposa ou parceiro, uma certidão de casamento ou um sólido ato público de união também devem ser enviados.
Em seguida, o trabalhador deverá optar pela opção de crédito do valor em uma conta da Caixa, adicionando Poupança Caixa Tem, ou algum outro banco e enviar a solicitação. O tempo para reequintação e crédito da conta, caso o saque seja aprovado, é de cinco dias úteis.