Covid-19 e ocupação de leitos se expandem em Alagoas

A organização técnica da sala de crise Covid-19 se reuniu novamente para falar sobre o conhecimento da semana epidemiológica

07/01/2022 10:19

Cota:

O aumento do número de casos, internações e óbitos por Covid-19 chamou a atenção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que alerta a população para continuar com as precauções para reduzir a contaminação devido à alta transmissibilidade do vírus coronavírus. Nesta quinta-feira (30), a organização técnica da sala de crise Covid-19 se reuniu novamente para falar sobre o conhecimento da semana epidemiológica 25/2022.

Durante a reunião, foram discutidas a ampliação adicional dos leitos para a doença no estado, o uso de máscaras em ambientes fechados, a política de vacinação da população e a necessidade de exames Covid-19, antes dos procedimentos eletivos nos hospitais.

“Estamos realizando essas reuniões semanalmente para monitorar a quantidade de covid-19 no estado, pois queremos estar prontos para abrir novos leitos clínicos e extensivos [unidade de cuidados extensivos] exclusivamente para o Covid-19. Muitos leitos ultimamente ocupados por outras doenças podem ser feitos pelo novo coronavírus”, disse a coordenadora do Centro de Regulação de Leitos, Dra. Lysgreth Sanchez.

Aumento dos testes

Na ocasião, também foi apresentado conhecimento sobre o acúmulo no número de testes positivos por meio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e a transmissibilidade máxima das variantes. Da semana epidemiológica de 24/2022 a 25/2022, 96% acumulam casos da doença no estado.

O número de óbitos sobe de dois para sete de uma semana epidemiológica para a próxima, constituindo uma expansão de 250%. Esse conhecimento vem dos casos relatados e constitui uma amostra.

As reuniões do Comitê Científico, dado o cenário de preocupação, são realizadas todas as semanas. A chefe do Gabinete de Controle do Covid-19, infectologista Renée Oliveira, sob pressão de que o comitê clínico acompanhará com frequência o conhecimento do Covid-19 em Alagoas para tomar as decisões mais produtivas em favor da população.

“Temos um número expressivo de casos na última semana, um aumento nos exames do Lacen/AL. Uma rara positividade, mais de 60%, indicando que o vírus está circulando absurdamente. Quanto às internações, elas estão na ordem de 10 a 15, dependendo do dia. Também procuraremos ter mais testes de antígeno, adicionando farmácias. É importante ressaltar que a máscara merece ser usada por outras pessoas imunocomprometidas e idosos também em ambiente aberto”, alertou Renée Oliveira, especialista em doenças infecciosas.

A chefe do Escritório de Combate ao Covid-19, Renèe Oliveira; Herbert Charles Barros, chefe de análise; o coordenador do Centro Estadual de Regulação de Leitos, Lysgreth Sanchez; Anderson Brandão, técnico do Lacen/AL; a Chefe de Ações Estratégicas (Gaest), Sylvana Medeiros; a coordenadora do Centro de Informação Estratégica e Intervenção em Vigilância em Saúde, Waldinéia Maria da Silva, e a representante do Hospital Geral do Estado (HGE), Janaína Sales.

Primeiro © 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *