Os condutores de veículos já podem proteger os testes implementados através do sistema de protocolo virtual do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), que está localizado no site. A ferramenta, que começou a operar na quinta-feira, 30, foi desenvolvida por meio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em colaboração com a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).
Segundo o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, o objetivo é proporcionar conforto aos usuários, evitando idas às unidades de atendimento, e aprimorar a investigação das defesas apresentadas. o procedimento de proteção da avaliação enviando documentos através do La Poste ou um protocolo presencial”, disse.
Para utilizar o novo serviço, basta entrar no portal do Detran-MG com nome de usuário e senha ou através do cadastro Gov. br, feito para ser obtido através do governo federal.
Na aba “infrações” do site, o cidadão verá as regras processuais e o link para acessar o sistema de protocolo virtual. Depois de decidir sobre a opção “defesa da perícia”, você só precisa preencher a placa e o chassi do veículo para consultar as infrações a serem cometidas.
Se houver violação da competência do Detran-MG, o candidato poderá preencher os dados não públicos, anexar a forma de defesa ou falar no campo “texto”. No final, você precisará anexar a documentação obrigatória.
Todos os passos até a conclusão da pesquisa podem ser seguidos no site, no campo “meus processos”. Após a investigação da defesa, o cidadão verá o parecer emitido: aceito ou não.
As defesas dos testes realizados por outros órgãos serão enviadas diretamente ao respectivo órgão, cuja frente é mostrada na notificação recebida.