Os canais de comunicação do INCRA serão alterados a partir do período eleitoral de 2022, que começa em 2 de julho e termina em 2 de outubro, e possivelmente dura até 30 de outubro, em caso de retorno momentâneo.
Os ajustes são obrigatórios para o cumprimento da legislação eleitoral. Como resultado, os canais de comunicação do Incra terão parte de seu conteúdo temporariamente suspenso. O objetivo é cumprir a jurisprudência atual, para que o conteúdo qualificado como publicidade institucional, proibido no período eleitoral, não seja publicado ou mantido.
Assim, alguns conteúdos do portal www. gov. br/incra, como notícias publicadas antes do período eleitoral, serão suspensos a partir de 1º de julho às 18h.
As mídias sociais oficiais de todas as roupas do Incra também serão temporariamente suspensas. A era da restrição será desativada e, após as eleições, eles voltarão ao ar e recuperarão seu conteúdo.
Para o período eleitoral, o Incra criou perfis únicos, transitórios e oficiais no Facebook (gov. incra), Instagram (gov. incra) e Twitter (gov_incra). Estas serão contas expressas para usar o período de restrição. Essas contas, por serem novas, não terão seu conteúdo publicado sujeito à proibição legal. Os novos conteúdos a serem publicados já estarão de acordo com as regras impostas.
A suspensão temporária de perfis em redes sociais e conteúdo em outras propriedades virtuais, a cargo da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, ocorrerá devido ao entendimento da Justiça Eleitoral de que não é imaginável manter, durante as eleições, conteúdo qualificado como publicidade institucional mesmo que o conteúdo seja anterior ao início da era das restrições eleitorais.
Regulamento
A lei que constrói as normas eleitorais (Lei nº 9. 504 de 1997) prevê, entre outros assuntos, a conduta proibida aos agentes eleitorais públicos. Um dos outdoors considera publicidade institucional.
De acordo com a Lei (artigo 73, inciso VI, inciso b)), o funcionário público está proibido de autorizar a exposição institucional de atos, programas, obras, instalações e campanhas de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou entidades da administração oblíqua, em casos de grave e premente necessidade pública, identificadas através da Justiça Eleitoral.
Além da lei, a Advocacia-Geral da União (AGU) compila, no folheto Conduta Proibida para Agentes Públicos Federais nas Eleições de 2022, regras sobre o funcionamento de órgãos públicos e funcionários do governo federal durante o período eleitoral. Há também a instrução normativa SECOM /SG/PR No. 01, de 11 de abril de 2018, que regulamenta a divulgação do ano eleitoral dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Comunicação Governamental do Executivo Federal (SICOM).
canais temporários
Acompanhe os novos canais oficiais e transitórios do Incra nas redes sociais até conteúdos publicados online, em conformidade com a legislação eleitoral:
Facebook: gov. incra
Instagram: gov. incra
Twitter: gov_incra