Governador anuncia redução da taxa de combustível do ICMS em Alagoas

Tamara Albuquerque

01/07/2022 18:06 – Atualizado em 01/07/2022 19:07

Alagoas reduzirá o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A taxa passará dos atuais 29% para 17%, de acordo com comunicado publicado anteriormente pelo governador Paulo Dantas. O imposto é cobrado, além do combustível, sobre gás herbário, eletricidade, comunicações e transporte público. O decreto que reduziu a tarifa para 12% foi assinado ontem à tarde.

Muito cedo, a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) havia mostrado a atualização na base do ICMS, mas neste caso, de acordo com a medida cautelar emitida pelo ministro do Tribunal Federal (STF), André Mendonca. O Ministro tinha colocado em nossas mentes uma base constante para o cálculo dos impostos para todos os Estados.

Ambas as decisões governamentais serão publicadas em nova edição do Diário Oficial. Paulo dantas fala sobre o valor da renúncia do benefício estatal com o alívio da taxa.

De acordo com o texto aprovado pelo Congresso, peças como diesel, gás, eletricidade, comunicações e transporte público são classificadas como essenciais e indispensáveis, o que impede os estados de cobrar uma alíquota superior à alíquota geral do ICMS, que sobe de 17% para 18%, dependendo da localização. Em entrevista ao EXTRA, o Sindicocombustíveis-AL se manifestou a favor da lei federal e seus representantes disseram que a desoneração fiscal federal é uma demanda antiga e positiva: PIS/Cofins CIDE sobre gás e PIS/COFINS sobre etanol e GNV. “O Sindicobustíveis-AL reconhece o esforço do governo estadual para baixar os valores e contempla o congelamento do PMPF (valor médio que serve de base para o cálculo do imposto estadual: ICMS), realizado pelo Estado a partir de julho de 2021, como medida muito positiva”, disse.

Até agora, pelo menos os estados anunciaram o alívio do ICMS no combustível: Espírito Santo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo.

Receba gratuitamente o melhor conteúdo extra do seu celular e fique por dentro de casa.

Leia EXTRA a qualquer momento com conforto e agilidade do seu computador, pílula ou smartphone

© 2007/2022 Jornal Extra de Alagoas – Todos os direitos reservados.

Produzir conteúdo requer recursos.

A publicidade é uma fonte de investimento para o nosso conteúdo.

Para continuar navegando, desabilitar seu bloqueador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *