POR NANY DAMASCENO, CONTILNET
O governo do Acre emitiu uma nota na manhã de terça-feira (21) para oferecer suas condolências às mães das crianças que morreram de Síndrome Respiratória Aguda Grave (TSM) no estado. Um total de 10 crianças morreram nos últimos dois meses.
“Reconhecendo a dor das mães e buscando inovações no sistema público de aptidão, o governo estadual, por meio da Sesacre, tomou as medidas necessárias para evitar que mortes como as que causem danos adicionais à sociedade acreana”, disse ele no documento assinado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, e através da Secretária de Estado da Saúde, Paula Mariano.
A nota prossegue para comunicar sobre as medidas tomadas pelo Estado para reduzir as mortes e relatórios sobre o inquérito aberto para investigar as mortes, “e tomar as medidas administrativas cabíveis em relação à criança vítima de Srag, que merecem ser concluídas até o início de julho”.
O governo indica que, desde janeiro de 2019, introduziu uma série de movimentos de controle na rede de atenção pediátrica da capital e do interior, com o controle clínico das doenças prevalentes nos anos formativos e a intensificação das normas relacionadas à doença da gripe, previsão e prevenção.
“Entre as medidas para resolver a crise, o número de leitos nas unidades de terapia intensiva pediátrica, que se expandiu desde 2019, sobe para 81,15% em 2022, com o Hospital da Criança, que passou a funcionar no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre. (Into), superior de 61 a 90 leitos, e o pronto-socorro de Rio Branco superior de 8 a 35. No hospital infantil, essas medidas também vêm com o reforço do atendimento no quarto, com monitores multidômes, berços e mesas de cabeceira. . tables, e o hospital tornou-se operacional com duas estações, semi-extensas e pediátricas”, lê-se em nota.
Reafirmando seu compromisso de cuidar dos demais habitantes do Acre, os funcionários concluem afirmando que “médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas também foram contratados, a agilidade tem sido promovida na realização de exames em outras áreas, atendimento a outras pessoas com deficiência, doenças crônicas, atendimento itinerante, cirurgias eletivas, atendimento ambulatorial e hospitalar e atenção psicossocial, entre outras medidas”.
O governo estadual reafirma seu compromisso de cuidar do povo e, acima de tudo, permanecer na luta pela preservação da vida, dando assim certa dignidade e cidadania às famílias do Acre.
Insira seu endereço de e-mail para se inscrever neste blog e receba notificações de novos artigos por e-mail.