As luminárias led adquiridas através do governo estadual no âmbito do programa MT Iluminado já estão instaladas em postes em municípios de todas as regiões de Mato Grosso. Com isso, a população começa a sentir os benefícios de uma cidade mais brilhante e segura.
Em Várzea Grande, o reposicionamento já começou no bairro Planalto Ipiranga e a previsão é de instalação entre cento e 120 luminárias por dia. Posteriormente, a troca também ocorrerá nos bairros Jardim Imperador e Ipase, além das avenidas 31 de Março, FEB, Ulisses Pompeu de Campos, Júlio Campos e Tiradentes.
“Essas lâmpadas garantem maior luminosidade na cidade e geram economia para o município, para mencionar a segurança que proporcionam ao cidadão”, disse o prefeito Kalil Baracat.
Neste primeiro momento, Várzea Grande assinou contrato para obtenção de 4. 997 luminárias, avaliadas em 2,3 milhões de reais. Mas outros contratos serão assinados para atender a cidade de Mato Grosso na época.
As luminárias também estão sendo instaladas em Porto Alegre do Norte, que assinou um convênio para a obtenção de 1. 699 luminárias. “Nossa cidade será muito mais bonita, vamos substituir as do nosso município e também dos bairros de Nova Floresta e Colônia Goiás”, disse o prefeito Daniel do Lago.
Na região Noroeste, em Juína, o município também anunciou a substituição das luminárias do módulo I. O município assinou um convênio para a retirada de 5. 676 luminárias.
Um total de 136 municípios aderiram ao programa. No total, o governo estadual adquiriu 385. 489 luminárias, em um investimento de 157 milhões de reais, com o objetivo de transformar Mato Grosso no primeiro estado brasileiro a ser cem por cento iluminado com LEDs.
Apenas Água Boa, Barra do Garças, Carlinda, Feliz Natal e Primavera do Leste não participam do MT Iluminado por já terem sistemas próprios ou terem parceria para a instalação de lâmpadas LED.
Até o momento, o Ministério da Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra-MT) entregou 18. 130 luminárias aos municípios. São eles: Alto Boa Vista, Alto Garças, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Arenápolis, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Canabrava do Norte, Colíder, Colniza, Curvelândia, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Jangada, Juara, Juína, Lambari D’Oeste, Marcelândia, Nobres, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Nova Poconé, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Ribeirãozinho, Rondolândia, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Xingu, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Tapurah, Terra Nova do Norte, Torixoréu, União do Sul, Vale do São Domingos, Várzea Grande, Vera e Vila Rica.
Para formalizar o convênio com o Estado, os municípios devem cadastrar uma série de documentos junto à Sinfra-MT, conforme explicado em folheto publicado no site da secretaria.
Os municípios serão culpados pela instalação das lâmpadas, segundo critérios técnicos da distribuidora Energisa. Até terça-feira (21. 06), 7. 774 luminárias foram retiradas da Arena Pantanal, onde estão armazenadas, em 11 municípios.
O concurso para as luminárias foi dividido em 4 massas, com potências de 60W, 100W, 150W e 200W. As três primeiras massas foram ganhas através da empresa Unicoba Energia, enquanto o último lote do Leilão Eletrônico fica a cargo da empresa SerraLed.
Um cronograma de entrega das luminárias já foi estabelecido com a empresa Unicoba, que entregará 68 mil jogos no próximo mês de julho. As entregas serão mensais até outubro, quando todas as luminárias serão entregues.
As luminárias led adquiridas através do governo estadual possuem plugue para iluminação noturna automática, corpo de liga de alumínio injetado de alta pressão, tinta eletrostática resistente à corrosão e uma garantia mínima de qualidade total de cinco anos para a montagem. totalmente montado e capaz de ser conectado à rede de distribuição.
Inscreva-se no MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).