O nível tomará posição neste sábado (02), a partir do píer de Canasvieiras
Embora conscientemente preservada, a Reserva Biológica Ilha do Arvoredo, no norte da ilha de Santa Catarina, também sofre com o esquecimento de quem não se importa com o meio ambiente e faz do mar seu aterro sanitário. as correntes acabam carregando um componente elegante dele nas costas e no fundo do mar neste paraíso de mergulho em SC. Por isso, o projeto Limpeza dos Mares, liderado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), retorna a este paraíso neste sábado (07/02) para sua 32ª etapa.
“Infelizmente, acho que este será um marco infeliz na história da nossa iniciativa, que já coletou 119,8 toneladas de resíduos nas águas de Santa Catarina. Tudo o que não precisamos é ter sucesso em 120 toneladas, neste lugar muito especial, diz Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da entidade.
Mas as previsões não são as melhores. ” Nossa última incursão na Ilha do Arvoredo nos surpreendeu com o número de garrafas plásticas, infelizmente um recorde na história do projeto”, explica Ferrari. Álvaro Almeida, da escola de mergulho Acquanauta Floripa e culpado de mergulhar no projeto, explica a dificuldade dessa etapa. “Nas praias, queremos pessoas com experiência, porque são áreas de difícil acesso. Uma posição onde o vento atinge, onde os detritos são descobertos entre as rochas e no fundo do mar. “
Para Gustavo Petry Custódio, Diretor Nacional de Marketing do Forte Atacadista, patrocinador que tem principalmente o evento, “será uma ação muito especial. Desta vez, o mergulho é o grande objetivo e o maravilhoso diferencial desse projeto, pois vamos recolher o lixo que está na nossa frente”, diz.
A partida será no armazém canasvieiras, às 7h30 e ainda falta cadastro de voluntários no local limpezadosmares. com, com vagas limitadas. Quanto aos mergulhadores interessados em ajudar, basta tocar em Acquanauta Floripa para avaliação, nos (48) 3266-1137 ou (48) 99933-0062
“A limpeza dos mares é desenvolvida todos os anos e já é procurada em outros países, como Inglaterra, Escócia e Itália. No dia 13 de julho fomos convidados a participar do evento Blue Economy Cluster Builder, que falará sobre as oportunidades e situações exigentes da colaboração entre Escócia e Brasil e onde contribuiremos com nossa missão e a história da ACATMAR na defesa da economia do mar”, comemora Ferrari.
A tarefa de limpar o mar é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa. Polícia SC, Rede Laço, NEPOM, ICMBio e as corporações Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da IlhaMedilona, de BoatLux, P