O Portal Amazônia responde: como os jaguares sobrevivem aos seus filhotes?

Considerada a felino das Américas, a onça-pintada é um animal que ocupa todos os biomas brasileiros.

A onça-pintada (Panthera onca) é um animal carnívoro, considerado um predador no ponto mais sensível da cadeia alimentar, além de ser o maior felino da América, apenas o tigre. É conhecido por outros nomes nas outras regiões. onde está presente: onça-pintada, jaguaretê, jaguarreté, tigre, canguçu, pinta, pinima, pinima-malha-larga e pixuna.

Isso acontece porque é um animal que é fornecido em todos os biomas brasileiros. Por tudo isso, são vitais no equilíbrio dos ecossistemas onde estão inseridos.

Mas, afinal, como os jaguares se importam com seus filhotes?

O Portal Amazônia conversou com o diretor técnico-científico do Instituto Mamirauá, Emiliano Esterci Ramalho, referência no hábito desses felinos da Amazônia, sobre como está indo a educação dos filhotes.

“Quanto à caça, quanto ao estudo, ainda não existe. O que acontece é que com o tempo eles têm a oportunidade de se deliciar com a caçada, para cuidar da caçada que acaba pegando o pequeno. Com eles, brincando uns com os outros, eles exercitam certos comportamentos e acabam procurando por eles mesmos. “

Segundo Ramalho, o fator mais importante por parte dos pais e o mais importante para as onças é garantir a alimentação dos jovens, para que eles tenham tempo para se informar e uma duração moderada para se alimentarem e se protegerem. oposição aos predadores.

Na Amazônia, estima-se que existam cerca de 50 mil onças-pintadas na região. O habitat da onça-pintada é descoberto em diversos ambientes, que vão desde áreas secas, como a caatinga, até áreas muito úmidas, como as planícies auvial da Amazônia.

“Estamos falando de um animal que ocupa todos os biomas brasileiros, com uma ecologia muito flexível, com capacidade de estar em outros ambientes. “

O pesquisador também relata que a onça é um animal de hábitos basicamente crepúsculo e noturno, sendo sua atividade máxima ao anoitecer e amanhecer, embora não seja incomum localizá-la se movendo e caçando durante o dia. Sua diversidade de casas varia muito dependendo do meio ambiente, disponibilidade de presas e densidade populacional de onças-pintadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *