Proteja Juristac: O movimento para o lugar mais sagrado de uma tribo local

Falando nas Nações Unidas em abril de 2018, o presidente da faixa tribal Amah Mutsun, Valentín López, descreveu como o lugar mais sagrado de seu povo poderia em breve ser reduzido a um poço aberto inegável. A dor que sua voz abraçou era palpável.

Lopez se manifestou contra o projeto proposto da Pedreira Sargent, que abriria um poço de 317 acres para extração de areia e cascalho no que alguns chamam de Sargent Ranch e Amah Mutsun como Juristac. Localizado uma hora ao sul de Stanford, em Gilroy, Juristac é composto por 4 colinas sagradas e se traduz em “lugar da cabeça grande”. As grandes cerimônias de Amah Mutsun são as mais importantes, disse o presidente Lopez.

Quatro anos depois, a luta do amah Mutsun por seu lugar sagrado continua.

Os Amah Mutsun são uma tribo sem terra sem popularidade federal. Alexii Sigana, Ph. D. , candidato em Ciência Ambiental na Universidade da Califórnia, Berkeley e membro da Amah Mutsun, disse que a falta de popularidade federal limita as oportunidades para que seus outros povos se apeguem à sua terra e cultura. Sigona disse que Amah Mutsun tinha experimentado desapropriação excessiva e repressão. de suas práticas culturais. Como resultado, muitas de suas práticas clássicas e sabedoria ficaram adormecidas, acrescentou.

Outra membro da Amah Mutsun, Carolyn Rodriguez, disse que esse apagamento cultural torna a cobertura de Juristac ainda mais importante.

“Para que possamos continuar informados e revitalizar nossa cultura, especialmente para outros jovens e gerações de longo prazo, queremos o Juristac, para que eles possam se unir e realizar cerimônias”, disse ele. “Como podemos fazer isso se é apenas uma mina a céu aberto?”

As cerimônias do Big Head servem a vários propósitos, adicionando cura, renovação e mantendo o equilíbrio com as 4 temporadas. Lopez explicou como as tribos vieram de toda a região, algumas de tão longe como Yosemite, para participar dessas cerimônias. Convertida quando a Companhia de Aquisição de Dívidas da América (DACA) apresentou sua Proposta de Projeto Sargent Pedreira ao Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Condado de Santa Clara em 2015.

Proteger a página online de Juristac explica que “uma vez interrompido pela mineração, não haverá como reabilitar as facetas culturais e não seculares de [Juristac]”. Também aponta para os efeitos ambientais significativos do projeto, que englobaria 248 hectares de pastagem. Habitat de estivação para espécies ameaçadas de extinção federal e destruir cerca de 33 acres de madeira de carvalho vivo da Califórnia.

A DACA respondeu ao pedido de comentário do Diário.

Quando Amah Mutsun entrou em contato com o condado para se opor a ele, eles descobriram que a lei do condado permitiu essa destruição de Juristac.

O condado de Santa Clara tem um histórico de perpetuar a disposição dos povos indígenas, disse o presidente Lopez ao The Daily. Ao norte de Juristac está uma posição conhecida pelo Amah Mutsun como Las Ánimas, ou seja, o Palácio dos Espíritos. Nesses ativos há 4 locais culturais vitais nas proximidades, menos de 150 a 200 metros de outros, estimou Lopez.

“Havia uma proposta de colocar um caminho bem no meio, e tentamos fazer com que o município reconhecesse esses 4 locais culturais como um distrito cultural, para que todos fossem e fossem preservados como um único local”, disse o presidente Lopez. Em vez disso, o município identificou os locais como 4 locais individuais. “Eles aprovaram que a linha passaria pelo meio, bem no meio de um distrito cultural”, disse o presidente.

Lopez também levantou questões sobre o cumprimento da lei estadual relacionada à preservação de sítios indígenas sagrados e culturais. preservar objetos, lugares, características e passados específicos que estejam dentro da jurisdição da cidade ou do município” antes de adotar ou modificar seu plano geral. Lopez observou que o condado de Santa Clara nunca revisou seu plano geral, na página online do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do condado, o plano geral máximo atualizado é o seguido em dezembro de 1994 para os anos de 1995 a 2010.

Se o condado tivesse atualizado seu plano geral e consultado com as tribos, disse Lopez, o Amah Mutsun teria falado sobre o Rancho Sargent. Ao saber que Juristac é um local cultural, o município também pode ter substituído seu plano global, acrescentou Lopez. .

“Eles não fizeram isso na época, e ainda não fizeram isso”, disse ele.

Quando perguntado sobre o clube do condado na SB 18, Leza Mikhail, chefe dos Serviços de Planejamento do Condado de Santa Clara, disse: “A SB 18 solicita consultas tribais para ajustes no plano global, mas impõe ajustes no plano global para lidar com recursos culturais tribais. Na medida em que o município alterou o plano diretor desde 2004, as necessidades de consulta da SB 18 foram seguidas.

Mikhail não respondeu às perguntas do Daily sobre por que o plano global não mudou, embora o plano mais recente só tenha durado até 2010.

“O condado pode ter feito melhor, mas não fez”, disse Lopez.

Desde que o plano geral do condado foi revisto, explicou Lopez, o plano geral existente permite a alocação de areia e extração de cascalho em Juristac.

“A única coisa que impedirá o progresso desta mina em Juristac é o apoio público esmagador”, disse o presidente Lopez. Desde que a proposta de alocação da Sargent Quarry chegou, Amah Mutsun tem trabalhado incansavelmente para garantir mais. “o público reconhece a importância do Juristac em fazer com que os planejadores municipais votem para desaprovar a licença de mineração, e se isso for objeto de recurso, peça ao conselho de supervisão do município que se oponha à permissão”, disse o presidente.

O Presidente López espera que seus outros amigos um dia retornem a Juristac e resumindo suas cerimônias com a cabeça grande. Até lá, o movimento para proteger juristas persistirá.

Este artigo é o primeiro de uma série de duas partes sobre Protect Juristac, uma cruzada de vários anos através da gangue tribal Amah Mutsun para impedir a extração de areia e cascalho em suas terras sagradas. movimienot.

Universidade

Universidade

Vida universitária

Estudantes de pós-graduação

Negócios & Tecnologia

Data

Projeto de Equidade

Esportes de outono

Esportes de inverno

Esportes da Primavera

Pressão

Cultura

música

cama

Colunistas

Publicação

Cartas do Editor

Cartas ao editor

Publicação

Vídeo

podcasts

Desenhos animados

Gráfico

Tecnologia

Publicidade de Acessibilidade da Política de Privacidade

Orgulhosamente trabalha através do WordPress

Doe e o Daily quando você compra na Amazon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *