POR SECOM
A cruzada de vacinação contra o sarampo durou até sexta-feira, dia 24, exclusivamente para as equipes de precedência do país. Quanto ao público em geral, o governo do Acre, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), declarou sábado 25 como Dia D de vacinação contra essas doenças. Cada município identificará os kits de aptidão que estarão em operação.
A partir de abril deste ano, a cruzada teve como objetivo vacinar 90% do público-alvo, jovens de seis meses a cinco anos e trabalhadores da ginástica, entre outros. No entanto, a coordenação do PNI verificou que a política de imunização estava bem abaixo das expectativas, não só no Acre, no entanto, no país.
Segundo Renata Quiles, coordenadora do PNI no estado, a tendência de outras pessoas da organização anterior manifestarem essas doenças com maior gravidade, justamente porque seus corpos são mais vulneráveis a infecções virais, obriga-as a vacinar maciçamente esse público, evitando as sequelas e até mesmo a ocorrência de óbitos.
“No final da campanha, não houve aceitação por parte das organizações anteriores, o que é muito grave; é muito triste que você ainda tenha vacinas porque a organização-alvo não as procurava. Mas, pensando também em não desperdiçar essas doses, acabamos de abri-la para a população em geral ao final da prorrogação da campanha”, explica.
A coordenadora também destaca a importância de vacinar o público em geral: “As pessoas carregam o vírus na nasofaringe, no sistema respiratório, confundem os sintomas com os de uma gripe banal e acabam transmitindo-o para pessoas menos saudáveis. Então, se vacinarmos a população em geral também, a gente acaba bloqueando esse ciclo de transmissão”, diz Renata.
A partir de segunda-feira, dia 27, todos os conjuntos de aptidão fundamental (UBS) do estado estarão oferecendo vacinas ao público em geral. A população envolvida deve estar de posse de carteira de vacinação, CPF ou Sistema Único de Saúde (SUS).
Insira seu endereço de e-mail para se inscrever neste blog e receba notificações de novos artigos por e-mail.