Teresa Surita, pré-candidata ao governo de Roraima

A pré-candidata ao governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), está na lista de brasileiros que já anunciaram suas pré-candidaturas aos governos estaduais e que concorrerão nas eleições de outubro deste ano. Segundo pesquisa do jornal Folha de São Paulo, o Brasil tem 1 mulher em cada 7 candidatos. Atualmente, há pouco mais de 160 nomes indexados para concorrer a essas vagas no país. As mulheres representam cerca de 13% dos programas até o momento.

Teresa Surita concluiu no final de 2020 seu 5º mandato como prefeita de Boa Vista, com uma taxa histórica de 93% de aprovação popular, após ser a única mulher eleita em 2012 e reeleita em 2017 para governar uma capital brasileira, quando obteve 79,39% dos votos válidos. Ele também reelegeu seu sucessor, Arthur Henrique (MDB), com 85% dos votos no país.

Teresa foi duas vezes membro do Parlamento do Estado de Roraima e Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Sua pré-candidatura ao governo de Roraima foi apresentada no dia 15 de fevereiro, em formato online. Na cerimônia, o MDB anunciou o deputado federal Édio Lopes (PL) como pré-candidato ao cargo de vice-governador na lista formada por Teresa. Édio é presidente do PL em Roraima.

Teresa pretende afirmar em seu governo, se eleito, o mesmo poder administrativo que a colocou à frente da gestão municipal. Sua elaboração de planos de movimentos e métodos de governo será baseada na escuta ativa e em um diagnóstico genuíno do cenário do Estado, que teve sua participação direta, já que percorreu todos os municípios de Roraima.

A transformação que Teresa fez em Boa Vista, cidade-estado que abriga 70% da população, será estendida aos 15 municípios de Roraima, em pilares como: saúde, educação, segurança, recuperação viária e atração de investimentos, seja no agronegócio e no turismo, já que Roraima é um lugar abençoado, com vocação e previsão nesses setores.

Em todos os seus mandatos, em Boa Vista houve transformações vitais. Neste último, por exemplo, o capital atingiu índices aplicáveis, como o que tem investido o máximo na produção pública de energia solar no Brasil; a 1ª cidade do Brasil na oferta e distribuição de medicamentos da rede Remume; 1º capital com maior investimento em infraestrutura urbana; 3º capital com o cenário fiscal máximo produtivo no Brasil; passou do último lugar para o 5º mais alto da educação pública produtiva do país; votaram pela 5ª capital produtiva máxima brasileira em termos de qualidade de vida; 6ª capital com mais quilômetros de ciclovias de acordo com a capita e também 6ª cidade máxima produtiva para esportes. Sua liderança trouxe tecnologia, assistência técnica, dispositivos e materiais para áreas rurais, assentamentos e comunidades indígenas, com efeitos significativos na produção agrícola e rural. empreendedorismo

Com base no Curso de Liderança infantil de Harvard, Teresa implementou movimentos baseados na importância científica, social e econômica de investir no desenvolvimento infantil. Essa política pública global e intersetorial, com atenção diferenciada da gravidez aos 6 anos da criança, tornou Boa Vista referência como a capital da primeira infância no país, com a popularidade de estabelecimentos como a Fundação Bernard Van Leer, Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Primeiros Anos, Alana, Alfa e Beto, Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outros. O programa Criança Feliz do Governo Federal, por exemplo, criou a partir das metodologias implementadas em Boa Vista.

Todas essas pinturas são tema do livro eletrônico recém-publicado de sua autoria, “A Primeira Infância é para semper”, no qual Teresa sistematiza e armazena a sabedoria construída sobre a experiência bem sucedida desses anos à frente da cidade de Boa Vista. Assessoria, que já serve de estilo para outros gestores em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *