Aborto, fé e sexualidade são os eixos dos debates que em 90% dos casos terminam em desacordo. Desses três, os abortos estão aumentando novamente. Mas o que pode levar a interações inteligentes não parece importar para o Instagram, que tem que boicotar esse tipo de postagem.
De acordo com dados do Daily News, tudo começou depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos da América (EUA) revogou na última sexta-feira o direito constitucional ao aborto (24). Claro, os adeptos da causa recorreram a redes sociais como o Instagram. para expressar sua indignação, surpreso com a posição da rede social.
Os relatos começaram na última terça-feira (28), quando várias contas do Instagram, administradas por grupos de direitos do aborto, alegaram ter sido ocultadas. Essas mesmas contas também foram notificadas com um aviso de “conteúdo sensível”.
A publicação principal envolvia um texto intitulado “Aborto na América, como ajudar”, publicado em uma página de grande formato, com mais de 25. 000 inscritos. O proprietário da página ganhou um aviso de que este post continha “conteúdo gráfico ou violento”.
Em resposta, o Instagram disse que já estava correndo para corrigir o problema e que provavelmente era um erro de programação. Enquanto isso, um porta-voz da Meta, dona do Instagram, esclareceu que a empresa nem sequer estabelece uma idade mínima para acessar conteúdo sobre aborto.
Não só o Instagram, mas outras redes sociais, como o Facebook, disseram ter removido algumas postagens sobre aborto. Aqueles que geram um debate saudável não sofreram, mas aqueles que são regidos pelo conteúdo da venda ou distribuição de medicamentos, medicamentos ou armas de fogo, foram excluídos.
O Instagram Confidential Content Control foi introduzido em julho de 2021 e expandido há algumas semanas. Inicialmente, a interferência só foi implementada na guia Explorar.
Agora, a rede social também começou com o número de contas e conteúdos sensíveis na pesquisa, nas bobinas e contas que o usuário pode seguir, além de páginas de hashtags e dicas no feed.
De acordo com as regras da plataforma, o conteúdo sensível é composto por qualquer publicação que, violando as regras, cumpra as diretrizes da assessoria. Em teoria, mensagens que aludem ao tabagismo, violência ou medicação.
A rede social renomeou as funções para que cada uma represente mais o que muda na conta. Você pode escolher entre 3 graus de visibilidade do conteúdo:
Laura Alvarenga é formada em jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia – MG. Fez carreira no quadro de consultoria de comunicação, passou alguns anos dirigindo em jornais impressos locais e agora segue carreira no jornalismo online através do portal FDR. e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.
Categorias
Principais problemas
Promoções