Comlurb recebe prêmio ICMS Ecológico 2022 na tabela de erradicação de aterros sanitários no Rio

Publicado

em

Par

A Comlurb é premiada na categoria Índice de Remediação de Vazamentos Relativos do ICMS Ecológico 2021, evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável e pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), na Fecomércio, Flamengo, zona sul do Rio.

Com isso, a Prefeitura do Rio ganhou como vale a mudança do imposto sobre o fluxo de mercadorias e (ICMS) no valor de R$: 1. 605. 028,35.

O ICMS ecológico, criado em 2007, incorporou o critério de conservação ambiental no icms aos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, criando um mecanismo fiscal que promete aos municípios que investem em conservação ambiental um percentual maior do repasse. Ou seja, quanto maiores os indicadores, mais recursos os municípios recebem.

Os critérios de avaliação que garantiram a concessão à Comlurb incluíram não apenas a erradicação dos aterros sanitários, mas também a promoção da recuperação ambiental desses locais após a conclusão das atividades. O aterro metropolitano do Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias, fechado em 2012, desde então ganhou uma série de movimentos para revitalizar a área, como a cobertura da massa de resíduos com argila, a usina de saneamento, a usina de biogás, a recuperação de manguezais e monitoramento geotécnico e ambiental permanente.

Gericinó, no distrito de Bangu, após ser recuperado de um plano ambiental, foi fechado em 2014 para obtenção de resíduos urbanos falsificados (MSW), ficando satisfeito apenas com o desperdício da estrutura civil (RCC), operação que durou até agosto de 2020, quando foi permanentemente fechada. Hoje, a CTR Gericinó conta com serviços de monitoramento e manutenção geotécnica e ambiental. O Rio de Janeiro também foi a primeira cidade do país a ter um aterro cem por cento, em 2011, com a liberação do Centro de Tratamento de Resíduos CTR-Rio, em Seropédica, que reúne geração da última geração inédita na América Latina.

“Estamos muito felizes com o preço. Isso é resultado de muito esforço e nossos investimentos na caixa ambiental. É a primeira vez que participamos. Mas pretendemos oferecer todos os anos. Nossa equipe técnica já está se preparando para a próxima e temos certeza que vamos obter bons efeitos para o nosso município em todas as edições”, disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

A cada ano, os índices ecológicos do ICMS são recalculados, dando aos municípios que investiram na preservação do meio ambiente um aumento em sua participação no movimento tributário. o rito de prêmio e ganhou o cheque simbólico.

Um suspeito foi preso por tráfico de drogas no terminal rodoviário novo Rio, no bairro Santo Cristo, zona portuária. Segundo. . .

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai urbanizar a paisagem dos centros fluminenses. . .

Deputado Dr. Luizinho, membro da Comissão de Saúde do Congresso Nacional, diz que unidade vai melhorar o atendimento

© TUPI S/A. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *