Secretaria de Saúde alerta para maior Covid-19 e Paraíba registra mais de 5 mil novos da doença

A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, alertou para um novo atraso de casos do Covid-19 até agosto, mas observou que a resposta depende da taxa de vacinação da Paraíba. Ele disse que para não ter um forte acúmulo no número de casos de Covid-19 após o período São João, a população terá que ser vacinada, “procurar o serviço de aptidão e fazer a sua parte”.

O secretário está confiante de que o governo estadual já está acompanhando um aumento nos casos da doença e que um aumento imaginável em junho, julho e agosto merece ser observado no estado. Os números da pandemia na Paraíba, segundo ela, merecem cair apenas na primeira parte de agosto.

Segundo Renata, não só as festividades juninas contribuem para o aumento da curva de infecções, mas o omicron subvariante também é apresentado como uma barreira à saúde.

Com um poder de transmissibilidade muito maior, pacientes com o omicron subvariante XQ já foram registrados nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dito.

E os números são preocupantes. A Paraíba registrou 5. 954 novos casos de Covid-19 e sete novas mortes por Covid-19, entre o último sábado (25) e esta sexta-feira (1º), segundo conhecimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em apenas 3 dias, foram registrados 1. 405 novos casos. No total, o estado tem 620. 577 casos notificados e 10. 256 mortes pela doença.

Esta semana houve 14 mortes. Destes, sete ocorreram entre o último sábado e esta sexta-feira. As vítimas são de 4 mulheres e os óbitos ocorreram nos municípios de João Pessoa (2); Santa Rita (1); Guarabira (2); Santa Luzia (1) e Patos (1). Um dos doentes era um bebê com menos de um ano de idade. Os outros pacientes tinham entre 70 e mais de 80 anos.

A ocupação geral de leitos de terapia intensiva para adultos no estado é de 19 consistentes com cem. De acordo com a Central de Regulação Hospitalar Estadual, 16 pacientes foram internados nas últimas 24 horas. No total, 103 pacientes estão internados em uma unidade de referência pública para o Covid-19.

Apresentada como medida efetiva contra o vírus, a vacinação está avançando na Paraíba. Um total de 3. 516. 001 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (93,73% do total) e 3. 340. 753 vacinação completa, representando 89,06% da população total do estado. Dos vacinados com o regime completo número um, 3. 254. 893 ganharam uma dose e 85. 860 utilizaram vacina de dose única.

Para doses adicionais, foram dadas 149. 127 quartas doses para outras pessoas com mais de 40 anos e 1. 944. 440 doses de reforço à população acima de 18 anos.

Nesta semana, em meio ao temor de uma nova onda da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou o Programa bolsa-auxílio-doença com uma vacina.

A iniciativa visa capacitar 32 enfermeiros com experiência em imunização para o trabalho de controle da saúde com vistas à melhoria da política de imunização na Paraíba.

A classificação, projetada em fevereiro deste ano, é um dos movimentos do Estado para a vacinação contra doenças preveníveis por vacinas.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, hoje ela não só trabalha com foco concentrado no cuidado da doença e na rede especializada, mas também direciona esforços para a prevenção de doenças, as vacinas são um componente vital deste trabalho.

Para esse programa de qualificação, foram destinados R$ 300 mil de recursos próprios.

“Queremos salvar a política de vacinação que tem caído em todo o país nos últimos anos e na Paraíba não é diferente. Nosso objetivo é qualificar esses profissionais para que os profissionais municipais possam praticar as vacinas, uma vez que protegem a população contra a doença e a assistência diminui as internações. Vacinas são e salvam vidas”, disse o secretário.

SL

BP agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *