03 de Julho de 2022
Após a assembleia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse neste domingo (3) que ainda não sabe se o líder brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), marcou com ele para esta segunda-feira, em Brasília. Embora Bolsonaro tenha dito na sexta-feira que cancelaria a assembleia depois que soube que Rebelo se reuniria com Lula, a delegação portuguesa não foi oficialmente informada do cancelamento e a ocasião permanece no decorrer da viagem. horário.
Rebelo, que está no país para comemorar o centenário do primeiro voo transatlântico Portugal-Brasil, disse que se não obtiver a confirmação até o final da tarde partirá para um “plano B” e ficará mais um dia em São Paulo. “Houve um convite por escrito, aceitei por escrito. Permanecerei no programa inicial”, disse ele a repórteres. Pouco depois, ele admitiu que estava adiando a agfinisha caso o encontro com Bolsonaro não fosse confirmado. “Se não houver confirmação por escrito até a tarde, ficarei em São Paulo. ” O encontro com Rebelo, marcado primeiro para as 10h30 no Itamaraty e que vai até o almoço às 12h, não fez parte da agfinisha oficial de Bolsonaro nesta tarde de domingo. Rebelo disse que não discutiu o fator com Lula, nem com a cruzada eleitoral no Brasil. Segundo ele, ambos falaram sobre a guerra na Ucrânia e seus efeitos geopolíticos e sociais no mundo. A PT não se pronunciou após a assembleia, que decorreu no apartamento oficial do cônsul português. O presidente português negou que o episódio tenha gerado um incidente diplomático entre os países. “Como chefe de estado, meu namoro com o chefe de estado brasileiro não mudou, nem o estado português com o estado brasileiro, nem no namoro entre os povos portugueses e brasileiros. “
Questionado se não havia previsto que o encontro com Lula – principal adversário do atual presidente nas eleições deste ano – poderia causar desconforto, Rebelo disse que o momento de sua escala era feriado, que já havia se reunido com ex-líderes durante outras viagens e que oficialmente não há cruzada eleitoral no Brasil. “As inscrições só serão feitas no dia 6 de agosto. Portanto, não há candidatos. Não há sequer um período eleitoral. Rebelo negou que seu encontro com o ex-presidente fosse um canal de seu governo relacionado às eleições brasileiras. “Falei com o ex-presidente Lula como fiz há um ano. Vou falar com [Michel] Temer, Fernando Henrique [Cardoso], todos os ex-presidentes. Ele disse que pretendia voltar ao Brasil em setembro e que, se o fizesse, agiria de forma diferente. “A cruzada vai continuar. ” Após a assembleia com Lula, Rebelo fará escala na Bienal do Livre e, conforme anunciou, se reunirá com os ex-presidentes Temer (MDB) e FHC (PSDB). Segundo o líder português, se o almoço com Bolsonaro for cancelado e ele ficar em São Paulo, ele poderia simplesmente remarcar a troca verbal com o tucano para segunda-feira. Após o almoço, o líder português disse que “não vale a pena perder um momento com o almoço quando há amizade entre os povos”. “Quem convida é quem pode decidir ficar ou não para almoçar”, disse o presidente português, que não descartou um novo almoço com Bolsonaro “daqui a alguns meses, seis meses”.
Como presidente, Rebelo é o chefe de Estado português. O governo foi liderado pelo primeiro-ministro, o socialista António Costa. Este é o momento em que ele vem ao Brasil em menos de um ano: em julho de 2021, participou da reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Embora Portugal tenha laços econômicos, sociais e culturais vitais com o Brasil, as relações entre os líderes dos dois países têm permanecido remotas sob o governo Bolsonaro. O presidente brasileiro, por exemplo, não visitou o mandato de Portugal até agora – ao contrário de todos os líderes desde a democratização vermelha, com exceção de Itamar Franco – da imprensa portuguesa devido à diferença de comportamento das duas delegações. O líder português e seus assessores chegaram ao Palácio da Alvorada vestidos com máscaras, enquanto Bolsonaro rejeitou o artigo.
ver mais
Participe do Programa Educador
Por favor, dê os créditos e link apropriados para o conteúdo do nosso portal que você copiar. Obrigado!
Publicado pela primeira vez na eLimeira » O presidente de Portugal se reúne com Lula e diz que não sabe se a reunião com Bolsonaro será realizada.
Estudo/Auditor: (19) 2113-5020
Comercial: (19) 2113-5001
Administrativo: (19) 2113-5000
| eLimeira 2022 © Desenvolvido através da Creative Hut.