Brasília – Alta velocidade será ativada em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre nesta sexta-feira (29)
A implantação do sinal de Internet 5G continua avançando em todo o país. Após resolver os transtornos que surgiram em Brasília (a primeira capital a obter a tecnologia), o conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informou nesta quarta-feira (27) que São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia serão as próximas capitais do país com a ativação do sinal web 5G natural. Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre terão o sinal ativado nesta sexta-feira (29).
Consequentemente, as capitais citadas por Moreira são as seguintes: “São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador são capitais em que a EAF [administradora rodoviária] atua, mas até agora não deu nada sobre a data, disse o assessor.
De acordo com o conhecimento público para o leilão 5G, realizado em novembro do ano passado, todas as capitais do país devem ter a geração até o final de setembro. Inicialmente, o prazo era 31 de julho, mas devido a dificuldades logísticas no carregamento do equipamento, foi extinto por 60 dias.
Após a conclusão da instalação das antenas, torres e filtros, operadoras da Gaispi, organização criada pela Anatel para tratar da implantação do 5G. Posteriormente, são realizados testes e, se não forem detectados distúrbios, o sinal é liberado.
O vereador Moisés Moreira, presidente da Gaispi, não descarta a opção de prorrogação adicional de 60 dias do mandato, caso os operadores encontrem dificuldades em algumas capitais. No entanto, espera-se que a nova prorrogação não seja necessária.
A ativação oficial da geração no Brasil ocorreu no dia 6 deste mês, em Brasília. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as capitais do país devem ter o 5G operacional até o dia 29 de setembro.
Inicialmente, a geração chegaria em julho em todas as capitais, mas as dificuldades no carregamento e instalação dos dispositivos fizeram com que o prazo fosse estendido. Para os demais 5. 567 municípios brasileiros, o calendário vai até 2029.
Brasília foi a primeira do país com o chamado 5G SA, com infraestrutura própria e sem dependência das antenas utilizadas através do 4G. Para usar a 5ª geração de internet celular, o usuário deve ter um smartphone ou tablet compatível com a tecnologia. E vários deles fizeram testes de velocidade, mesmo antes da ativação oficial realizada através das operadoras TIM, Claro e Vivo. De acordo com o portal Techtudo, em algumas gravações a velocidade ultrapassou a marca de 900 Mbps.
O portal Telesíntese informou que a TIM atingiu 952,35 Mbps e Claro, 836 Mbps (ambos download). Isso é perto do gigabit consistente com marca de momento. E, nos testes, os usuários relataram valores que excediam essa velocidade (veja relatório mais tarde neste texto).
Na véspera da ativação do 5G em Brasília, o editorial tudoradio. com obteve dados de algumas emissoras relatando interferência na recepção de sinais de rádio via satélite. A etapa já foi reorganizada através dos técnicos das estações e também através dos órgãos correspondentes. .
5G é para rádio e todos os setores econômicos do país
O 5G é central para a chamada “economia 4. 0”, uma revolução tecnológica que pode impulsionar o comportamento de consumo de novas mídias em todo o planeta. A rádio, que já está experimentando um avanço em seu sucesso virtual em iniciativas online, impulsionada pelo aumento da conexão que oferece aos ouvintes e também por meio de dispositivos disponíveis (como smartphones e alto-falantes inteligentes), é uma das principais partes interessadas nesse processo. .
Como empresas, o rádio também pode colher benefícios operacionais por meio de conectividade avançada e nova burocracia de receita, como a expansão do mercado programático por meio de áudio virtual e fortalecimento de projetos como o rádio híbrido, que combina os benefícios da numeração operacional (FM/AM) com o streaming (e outros insights apresentados através das estações).
Com o G1