A Administração Tributária pagará nesta sexta-feira a 3ª rodada de restituição do imposto à fonte; ver se você está na banda

Atribua um menu ao local principal do menu no menu

Nesta sexta-feira (29), o imposto de renda federal pagará a terceira rodada de restituição do Imposto de Renda da fonte de 2022, para o ano-base de 2021. É possível realizar uma pesquisa para descobrir se você é uma das outras pessoas cobertas ou não.

Na ocasião, serão pagos R$ 6,3 bilhões a 5. 242. 668 contribuintes.

Desse valor, R$ 285,79 milhões foram para contribuintes com prioridade estatutária, somando 9. 461 contribuintes com mais de 80 anos, 62. 969 contribuintes com mais de 60 a 79 anos de idade, 6. 361 contribuintes com deficiência física ou intelectual ou doença grave e 29. 540 contribuintes cuja principal fonte de renda é a educação.

Também foram contemplados 5. 134. 337 contribuintes não prioritários que emitiram a restituição até 3 de maio de 2022.

Também foram liberadas devoluções de resíduos de anos anteriores, ou seja, contribuintes que caíram na malha fina e, em seguida, acertaram suas contas com o leão.

Veja como se candidatar para saber se você está entre os ou não. Veja também, abaixo, as datas dos pacotes de reembolso.

Clique para perguntar

Solicitações podem ser feitas:

O pagamento da restituição é feito na conta bancária inserida no extrato, ou indicando uma chave PIX.

O valor da restituição será reajustado em 2,02% por meio da Selic, taxa básica de juros. De acordo com as regras do imposto sobre a fonte, o valor é deduzido pela alíquota acumulada a partir do mês seguinte ao prazo para apresentação da devolução até o mês anterior ao pagamento, superior a 1% no mês de arquivamento. Atualmente, a taxa básica de juros é de 13,25% ao ano.

Caso os créditos não sejam feitos (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores estarão disponíveis para devolução até um ano do Banco do Brasil.

Nesse caso, o contribuinte deve reagendar os créditos dos valores através do portal do BB, acessando o endereço: https://www. bb. com. br/irpf, ou ligando para a central de atendimento do BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais vagas) e 0800-729-0088 (telefone especial reservado para surdos).

O contribuinte poderá saber, na consulta, se há ou não problemas notáveis que lhe poupam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina” do leão.

Para saber se está na malha fina, o contribuinte também pode “arquivar” o imposto de origem do imposto de renda na página online do governo federal no chamado e-CAC (Centro de Serviços Virtuais).

Para a declaração de IR, é obrigatório o uso do código gerado na página da Receita Federal, ou um certificado virtual emitido por meio de autoridade legal.

Os retornos para devoluções que apresentam inconsistências (em situação de malha) são liberados após terem sido corrigidos pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar provas de que seu retorno está correto.

De acordo com a Receita Federal, serão feitos cinco pacotes de devolução para este ano, nos seguintes dias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *