Agricultura familiar é responsável por 77% dos assentamentos rurais no Brasil

A agricultura familiar no Brasil ocupa 23% das terras cultivadas no interior, mas responde por 77% das propriedades rurais, segundo o IBGE.

Quer ficar informado em tempo real? Junte-se à nossa organização e saiba todas as novidades (ACESSE AQUI).

A cada ano, são gerados cerca de R$ 107 bilhões em receita.

Essas famílias, eventualmente instaladas nas mesmas propriedades por gerações, são as principais culpadas na alimentação dos brasileiros, pois concentram a produção que abastece o mercado interno do país. Uma das principais dificuldades que as famílias encontram é a venda de produtos. É o que diz o proprietário das Hortaliças Aguena, Éder Tsunezo Aguena, 58 anos. “Marketing hoje é algo que determina a boa sorte do nosso negócio. ” Aguena tem quarenta e cinco pintores e existe desde a década de 1930, quando os avós de Éder emigraram do Japão para o Brasil. Eles investiram primeiro no café, passaram para outros tipos de agricultura e, na década de 1980, decidiram pintar com uma variedade de vegetais folhosos. Fornecedor da Comper e Fort Atacadist, diz que o casamento incentiva projetos de longo prazo. “Graças a Deus temos um parceiro como o Grupo Pereira que nos dá confiança para investir em produção e qualidade”, afirma. “Ter fornecedores confiáveis ​​é essencial para a boa fortuna de um estabelecimento”, afirma Simone Cotta Cardoso, gerente nacional de comunicação. Empresa e ESG do Grupo Pereira. “Citamos produtos de fornecedores locais porque acreditamos que o retorno para a sociedade é o maior possível, pois o preço gerado repercute na comunidade local, além de podermos oferecer os produtos mais produtivos em nossas gôndolas”, destaca.

Fornecedora do Forte e comper há 30 anos, a Bananas Pereira também sabe como é ver o negócio do círculo familiar e a sustentabilidade crescerem. “Sou a terceira geração à frente da empresa, que começou modestamente, com meu avô, na cidade de São Paulo, em 1954. Hoje temos mais de cem trabalhadores e produzimos 3. 500 toneladas por ano”, lembra Lucas. Martines dos Santos Pereira, 35 anos. Lucas acredita que a prudência é a melhor amiga mais valiosa de um círculo de familiares preocupados com o agronegócio. “Em primeiro lugar, é obrigatório analisar a viabilidade publicitária do artigo a ser produzido, bem como perceber se a região selecionada para produção é a mais adequada. “o máximo apropriado, levando em conta os desejos de progressão de cada produto”, explica.

 

“Não adianta produzir certas peças em espaços propensos à geada, por exemplo. Algumas culminações têm um ciclo de progressão de mais de um ano, passando pelas quatro estações, e, como consequência, sofrem com as baixas temperaturas, podendo até sofrer perdas de cem por cento da área cultivada”, acrescenta. , que somam 67% dos contratados em espaços rurais, a agricultura familiar está passando por um momento complicado para localizar o trabalho. O êxodo rural, mesmo dentro do círculo familiar, a mecanização do trabalho árduo e a instabilidade econômica da região, com o aumento dos custos de produção, contribuem para explicar a diminuição de apenas 10% no número de assentamentos rurais na última década, segundo o censo do IBGE. Mas aqueles que perseveram garantem: o esforço valerá a pena “Em nosso negócio, há muitos altos e baixos. Sempre olhe para os quadros com dedicação, pensando em entregar o produto mais produtivo para os consumidores e estar no caminho certo”, aconselha Éder.

 

Em Cuiabá, os pontos de venda do Fort Atacadist estão localizados na Avenida Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e Rodovia Emanuel Pinheiro, na saída de Chapada dos Guimarães. Em Várzea Grande, na Avenida da FEB Sobre o Grupo Pereira Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 60 anos de história em 2022. Com 16 mil trabalhadores e 800 vendedores autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal, o Grupo Pereira possui 96 unidades de negócios, sendo 27 lojas de varejo Comper (rede de supermercados), 49 lojas de varejo Fort Atacadista (atacadista), seis filiais do Atacado Bate Forte (distribuição por atacado), 11 pontos de venda da SempreFort (farmácia de varejo) e dois postos de gasolina. Completando o ecossistema de respostas para o cliente, as atividades do Grupo Pereira contam ainda com o ramo logístico Perlog e o ramo monetário Vuon, que possuem a logomarca pessoal do Cartão Vuon, com mais de 700. 000 cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Matriz Com o projeto de oferecer uma experiência positiva de compras de supermercado por meio da excelência no encontro com clientes, fornecedores e colaboradores, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de outros programas socioambientais.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do DIÁRIO desta anoticiamt. com. br. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Anoticiamt. com. br (anoticiamt. com. br) poderá retirar, sem prévio aviso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *