Festival do Tesouro do Japão no Recreio Shopping

De 5 a 31 de agosto, o Recreio Shopping recebe o festival interativo “Tesouros do Japão”, ocasião que convida o hóspede para umas férias do outro lado do mundo. O Festival conta com a institucionalidade do ICBJ – Instituto Cultural Brasil Japão, RENMEI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro e RIO NIKKEI – Associação Nikkei do RJ.

A exposição tem uma aventura que parte da linha da arte japonesa, da era Jomon à arte fresca, com exemplos do período. A exposição reúne diversos elementos vindos diretamente do Japão, réplicas que podem ser descobertas nos principais museus.

A exposição evoluiu através da Aloha Consultoria

Assim que você chegar, o público já pode apreciar a excelente boneca japonesa Kokeshi de 1,80 m, inclinando-se. Também no local foi criada uma ponte japonesa com uma decoração típica que permite ao público colocar quimonos e tirar fotos, mantendo uma reminiscência do Japão. Você pode andar no gramado japonês e olhar para as cerejeiras. Você também pode assistir a um vídeo e notar mais de trezentos espécies de cerejeiras no Japão.

Os japoneses celebram sua floração, que anuncia o início da primavera (haru) e o fim do inverno (Fuyu), em março e abril, quando contemplam o espetáculo da natureza. Esta tradição se chama Hanami.

Mais tarde, o convidado verá a animada reprodução do Santuário chureito pagode, perto do Monte Fuji. A reprodução tem 6 m de altura. Okya (Casa de Chá com tatamis) também terá na ocasião informações sobre a Cerimônia do Chá e Matcha, o chá verde muito popular entre os brasileiros. Durante o festival, uma cerimônia típica de chá japonês será realizada ao vivo.

Filmes sobre samurai e uma escultura gigante do arqueiro samurai em um cavalo preto também prometem chamar a atenção dos visitantes. Os principais samurais da história enriquecem o meio ambiente, fornecendo uma infinidade de dados e curiosidades, ajudando a entender melhor o Código de Honra de Bushido.

Durante o festival, haverá uma programação paralela às sextas, sábados e domingos com apresentações de Kendo (a arte da espada samurai), taikô (tambores japoneses), chanoyu (cerimônia do chá), além de Ikebana (arte floral), bonsai (Árvores plantadas em bandejas), Origami (Arte de papel dobrável), Manga (desenho japonês), Nihon Ryori (culinária japonesa), Shodō (caligrafia japonesa), entre outros. A oficina de origami também será realizada durante a semana.

Promoção da cultura japonesa

O Festival dos Tesouros do Japão é uma homenagem à amizade Brasil-Japão que completa 127 anos.

Na caixa de cozinha, o chef da sala de jantar SAIKO vai ensiná-lo como preparar os principais pratos japoneses.

Em homenagem aos 114 anos de imigração japonesa para o Brasil, o público poderá desfrutar de uma reprodução do navio Kasato Maru, que embarcou, em 50 dias de viagem, 781 imigrantes japoneses que desembarcaram na Baía de Santos, em São Paulo.

“É uma aventura pela história da amizade Brasil-Japão. Tivemos o cuidado de escolher os principais ícones revisores da cultura japonesa e oferecê-los de forma a um público de todas as idades”, explica Ana Brites, curadora da exposição.

Um deles é um estilo do Templo dourado, Kinkakujin e Castelo de Osaka da época do famoso samurai Hideyoshi.

Entre as atrações, a vida após a morte atende ao presente, com a exposição Ukiyo-ê Art, que apresenta a excelente série “As 36 Vistas do Monte Fuji”, criada através de Hokusai entre 1830 e 1832 e o convidado pode tirar uma foto para o Instagram no palco da famosa onda Kanagawa.

Um dos pontos fortes de “Tesouros” é a interatividade. Também são mostrados no espaço vídeos com outros conteúdos para quem precisa se aprofundar um pouco mais no assunto.

“Os visitantes percebem os ambientes e, em cada um deles, são informados um pouco mais sobre os valores do povo japonês, símbolo de campo e perseverança, um verdadeiro exemplo”, diz o curador.

Essa comissão se torna imaginável graças ao incentivo cultural do ISS RJ com o patrocínio da Transegur, Transegurtec, Prefeitura municipal do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura BAP, além da ajuda do Recreio Shopping e da ajuda institucional do ICBJ – Instituto Cultural Brasil Japão, RENMEI – Associação Cultural e Esportiva Japonês-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro e RIO NIKKEI – Associação Nikkei do RJ.

Serviço:

Festival do Tesouro do Japão

Período: 05/08 a 31/08

Horário: 10h às 22h

Segunda a sábado – das 10h às 22h

Domingos e feriados – 15h às 20h

Hotel Área: Recreio Shopping

ENTRADA GRATUITA

serviço de imprensa

Hulda Rodé – (61) 983107306

Guilherme Vicente de Morais – 8339-2593

Lilian Cristina – 21 99207-2949

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *