Além da burocracia, será mais caro para o México. O governo mexicano informou que exigirá novamente vistos físicos de turistas brasileiros.
A medida mais difícil é envolver a entrada daqueles que vêm ao país na tentativa de imigrar ilegalmente para os Estados Unidos. Os dados são do jornal mexicano “El Economista”.
Atualmente, os brasileiros só querem uma autorização eletrônica para entrar no México. O procedimento é inegável e gratuito. Com a mudança, o procedimento ficará mais burocrático, pois será obrigatório passar pelo consulado mexicano – São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília – para solicitar um visto e pagar um pagamento de 48 $US (cerca de R$ 250).
“Dada a falta de avanços realmente amplos em movimentos conjuntos com o Governo da República Federativa do Brasil que permitem o uso correto da medida de facilitação migratória e que garantem fluxos migratórios seguros, ordenados e normais, o objetivo geral desta lei é que o Governo do México tenha que eliminar a facilitação da obtenção de visto eletrônico para cidadãos brasileiros que pretendem entrar no território nacional. como visitantes sem permissão para interagir em atividades pagas”, justificou o Ministério do Interior do México.
A medida ainda não entrou em vigor. Com isso, é obrigatório solicitar uma autorização eletrônica através da página online (www. inm. gob. mx/sae/publico/pt/solicitud. html). Mas é inteligente ter paciência, porque o serviço vem passando por instabilidade. desde o final de maio. Viajantes que já têm visto nos EUAEUA ou Canadá estão isentos da exigência.