O que significa internet 5G para o Brasil?

Desde 6 de julho, o site do 5G está disponível em Brasília. A capital federal foi escolhida para liberar a conexão web máxima da moda, que pode ser até cem vezes mais rápida do que o habitual. Um filme, por exemplo, que levaria cerca de 35 minutos para baixar sobre uma conexão 4G levará não mais do que 21 segundos para baixar sobre uma conexão 5G.

Ou seja, a latência, ou seja, o tempo que se passa entre o comando e a resposta, será reduzida. O círculo que transmite o conceito de que o conteúdo está carregando fica sem dias (ou segundos). Em tempos de transformação virtual no negócio global, pode-se notar, em especial, na qualidade das chamadas de vídeo e na exposição de conteúdos, como cursos, reuniões e workshops.

Outro efeito positivo pode ocorrer temporariamente no mercado de Internet das Coisas. Assistentes como alexa já respondem a comandos de voz muito precisamente e um único comando pode diminuir a iluminação doméstica, trancar portas, ligar o aquecimento, fechar janelas e outras automações.

Outros setores que podem se deleitar temporariamente na revolução da quinta geração da Internet são a telemedicina e o agronegócio. Os médicos poderão realizar consultas online com muito mais qualidade, além de procedimentos especializados, como endoscopias e ultrassonografias, além de realizar cirurgias complexas com excesso de conectividade, velocidade e estabilidade.

O agronegócio, por outro lado, pode ganhar vantagens com o 5G e, consequentemente, aumentar a disponibilidade de alimentos. Satélites, drones e colheitadeiras podem se conectar e conversar com outros.

No entanto, os perigos podem ser equivalentes às oportunidades. É o que alerta Edmar Araujo, presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB). Segundo ele, a inovação inspira muito mais cuidado com a segurança da rede. Ladrões virtuais estarão lá para entrar em casas sem ter que passar por lá, pois uma conexão sem segurança significará um espaço sem fechaduras.

“Estamos nos comunicando sobre uma revisão obrigatória do uso de algoritmos e criptografia. No Brasil, esses problemas ainda são tratados com certa irresponsabilidade, e todos os dias o conhecimento não público é filtrado em escala provavelmente incontrolável, com medo específico de propriedade das administrações públicas. Não vamos falar de dados não públicos sensíveis que são vendidos na internet, mas sobre o hábito de consumo e o hábito de famílias inteiras de ter golpistas, ladrões e sequestradores”, diz Araujo.

“A notícia da chegada da web 5G é excelente. Mas teremos que estar muito atentos ao comportamento daqueles que, por lei, são obrigados a nos proteger”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *