Moradores de cinco municípios pernambucanos serão beneficiados com o fim do rodízio de água a partir desta quarta-feira (13). Segundo o governo estadual, mais 475 mil pessoas nos municípios de Recife, Olinda, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata têm água em suas casas diariamente.
O governador também participou da inauguração de dois poços profundos que atenderão os demais habitantes de Igarassu. Um deles está no loteamento Encanto Igarassu, com 222 metros de profundidade, e o outro no Sítio Boa Vista, com 156 metros. Governo do Estado, a inauguração de mais 3 poços no município é esperada até o final do ano. O investimento total nas obras é de R$ 4,2 milhões.
“Investimos muito na modernização da rede de distribuição, na implantação de novas tubulações, na perfuração de 23 poços, na instalação de novas válvulas e válvulas, na substituição de grupos de bombas e no uso da geração nos processos operacionais dos nossos conjuntos”, disse a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
Ele também destacou os avanços nos demais municípios envolvidos nesta fase. “São Lourenço, por exemplo, tem uma população de 126 mil pessoas a mais e 115 mil nesse primeiro nível já serão beneficiados, quase 90% da cidade. Eles recebem água diariamente”, disse ele.
“Na cidade do Recife, o domínio totalmente plano e parte dos morros também, quase 250 mil pessoas a mais nesse nível estão começando a tirar proveito disso sem rotação. Olinda também, o sítio histórico, um domínio que também tentamos com a fonte, agora é coberto pela fonte diária e continuamos trabalhando para anunciar uma mensagem para mais 500 mil pessoas o mais rápido possível”, acrescentou.
Nascido no loteamento Encanto Igarassu, onde um dos poços profundos foi inaugurado, o vereador Jonas Pessoa insistiu na importância da ação.
“Não estou falando aqui com o sentimento de um vereador, mas com o sentimento de um morador de Encanto do Igarassu, que sofre há décadas com a falta de água. Eu nasci e cresci nesta comunidade, conheço muito bem o sofrimento. que hoje está definitivamente acabado”, ressaltou.
Também vizinha da subdivisão, a pedagoga Iracema Neves, 52 anos, que mora no domínio há 26 anos, comemorou o fim do rodízio e sob a pressão de um momento esperado pela população.
“Enfrentamos rodízio, uma dificuldade muito grande, 15 dias, 20 dias, até 30 dias falta água aqui. Eu digo a eles que estou muito feliz. É um sonho para nós. Água em casa, 24 horas, é importante”, disse.