Anunciado como emergência global no último sábado (23) pela OMS devido ao grave acúmulo de casos, o Brasil registrou hoje (22) um evento alarmante: a primeira morte por macacopox. A vítima, um homem que morava em Uberlândia, Minas Gerais, ainda não divulgou outros dados.
O evento de hoje soma-se a outras 4 mortes registradas em todo o mundo. Esta é a primeira morte anunciada fora de países fora da África, já que em 20 de julho de 2022, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), revelou que apenas 4 mortes ocorreram em países africanos. Ainda não se sabe a chamada e a idade do brasileiro que morreu hoje.
De acordo com dados oficiais da página online Nosso Mundo Em Dados, nosso país é o 6º do mundo com o número máximo de casos da doença que começou a preocupar o mundo desde maio. No Brasil, são registrados 1. 066 casos e o máximo está concentrado em São Paulo. Aqui está a lista de macacos inflamados em cada estado:
O Ministério da Saúde confirma que há 3 jovens inflamados em São Paulo, entre todos os inflamados com a doença. Em todo o mundo, mais de 21. 000 casos de macaco-vare já foram notificados em mais de 60 países. Para poupá-lo do desafio de espalhar a ameaça de uma nova pandemia, ele tem que a varíola macaco é uma emergência global.
Com a expansão dos casos da doença ainda pouco conhecida pelos cientistas, o Ministério da Saúde anunciou que será lançado um registro especial de movimentos para evitar que as infecções se acumulem e, principalmente, mais mortes. Estes são os corpos convocados:
Ainda existe uma vacina adequada para o tratamento da varíola, mas estudos mostraram que uma vacina contra varíola (humana) dada dentro de 4 dias após suspeita de infecção pode aumentar até 85% de cobertura contra a doença.
O tratamento tem sido realizado com antibióticos e uma das táticas fundamentais máximas para se proteger é a higiene pessoal atualizada, como lavar as mãos, evitar o contato com animais silvestres ou animais em má saúde, além de evitar o contato com outras pessoas. pessoas que podem ter sintomas da doença. O hábito sexual seguro também pode prevenir o contágio. Além das lesões cutâneas, os sintomas incluem:
Veremos mais mortes por macacopox nos próximos dias?Conte para a gente nos comentários!
Veja também
Para estar mais informado, não deixe de conferir nossa história completa sobre monkeypox e o vídeo abaixo:
Fontes: UOL l Nosso Mundo em Dados