Os pequenos negócios são o motor da economia brasileira. E a região Sudeste é a que concentra o maior número de empreendedores. Só no Rio de Janeiro, são 370 mil empreendedores, segundo o Atlas de Pequenas Empresas.
A microempreendedora Adriana Marrone é uma delas: é dona da Pipoca Imperial, empresa de Petrópolis (RJ).
Nascida em Rio Claro, São Paulo, trabalhou no mercado corporativo por 20 anos antes de decidir que tinha que satisfazer sua preferência de ter seu próprio negócio.
Adriana conta que em 2014 viu um programa de TV que mostrava a expansão do mercado de pipocas no Brasil. Assim, combina o amor pela culinária com a preferência pelo empreendedorismo.
“A partir daí, comecei a fazer pesquisa de mercado, lendo o comércio. Na época, eu estava preparando minha mudança para Petrópolis e gostava de cozinhar. Eu tinha comigo que, para investir, eu tinha que investir em qualquer coisa. que eu gostei, que eu gostei.
Depois de muita pesquisa, em 2017 Adriana tomou a decisão de abrir permanentemente a Pipoca Imperial. E desde o início da empresa, a empresária conta com a do Sebrae, em consultoria e capacitação.
“Desde o início, busquei a recomendação de Sebrae. De estudos de mercado para o desenho da embalagem, pois busquei criar uma proposta para a Pipoca Imperial que se referisse à história da cidade porque o logotipo se consolidava no povo imperial.
No auge da pandemia Covid-19, Adriana também procurou a ajuda do Sebrae para abrir o site da marca. A plataforma aumentou as vendas e permitiu que o empreendedor enviasse seu produto para o Brasil.
A gestão também ajudou a Pipoca Imperial a expandir seus pontos de venda. Atualmente, há problemas nas cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Mas para Adriana, a recompensa final é poder integrar a história de Petrópolis em seu produto e investir na economia local.
O Sebrae apoia pequenos negócios como o de Adriana. São outras pessoas que pintam e agem, movimentando a economia e transformando a história de milhares de brasileiros.
O Sebrae, há 50 anos junto com quem fez a história de ontem, constrói hoje e cria a duração de cada dia.
Foto: Divulgação / Sebrae