O anúncio da candidatura do deputado estadual Jenilson Leite (PSB) ao Senado não foi bem conquistado pelo Partido dos Trabalhadores. PSB, PT, PCdoB e PV compõem a Federação Brasileira da Esperança.
Ao comentar a nota publicada pelo PSB, em entrevista ao portal Yaco News, por meio de Sena Madureira, o ex-senador Jorge Viana (PT) rompeu o acordo firmado entre as duas partes no último domingo, 24.
“Tivemos uma assembleia no domingo, na casa de César Messias, e saímos com um documento onde o que estava acontecendo, o deputado Jenilson o tempo todo indo para aprovação, até para construir um plano de aprovação, e eu, com minha candidatura ao Senado, fui e delineamos se é só isso ou se haveria ajustes e pedi tempo para falar com o presidente Lula, com a liderança do partido, mas agora estamos perto das convenções e no 5º dia tudo isso tem que ser resolvido”, disse Jorge.
Durante um discurso na sessão desta quarta-feira, 27, o deputado Daniel Zen, a legenda sobre a decisão “unilateral” e “repentina”.
“Embora respeitosamente tenha relatado essa intenção, fiquei surpreso com a nota do PSB sobre a definição da candidatura do meu amigo e deputado estadual Jenilson Leite ao Senado. até ontem, seu grande sonho e pelo qual trabalhou tanto nos últimos meses: ser candidato a governador do Acre”, disse.
E acrescentou: “Tenho que registrar que, até domingo, tudo estava indo bem em torno da unidade da Federação Brasileira da Esperança no Acre (PT-PCdoB-PV) com o PSB. De qualquer forma, o time planejou, com Jorge e Jenilson. Foi o suficiente para delinear que posição cada um jogaria.
Em reação aos deputados do PT, Jenilson que a resolução de entrada em conflito para a cadeira de solteiro no Senado não constitui quebra de acordo entre as partes da Federação.
“A conta de que há uma violação do pacto é falsaArray. não podemos esperar tanto quanto Jorge Viana pediu. O PSB tem sua agenda. Temos autonomia. Fomos à sede do PT e informamos o PV, o PT e o PCdoB da nossa decisão. E é isso”, disse Jenilson.
O parlamentar ressalta ainda que a manutenção da Federação será mantida na ocasião em que Jorge Viana postula ao governo estadual.