FVS investiga dois casos suspeitos de macaco-de-macaco na Amazônia

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Alecrim da Costa Pinto (FVS-RCP) apresentou nesta sexta-feira (29/07/2022) a investigação de outros dois casos suspeitos de macacopox (Monkeypox) no estado. O primeiro caso foi apresentado na última quarta-feira (27/07/2022).

São dois homens, idosos entre 20 e 30 anos, que viajaram recentemente para estados brasileiros. Os casos foram notificados nos dias 27 e 28 de julho deste ano. As investigações sobre os dois casos estão em andamento pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus). ), da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

De acordo com pesquisa do CIEVS Manaus, os homens tinham adenomegalia (linfonodos aumentados no pescoço), dor de cabeça, náusea, vômito, fraqueza muscular, febre, dor de garganta e erupções cutâneas progressivas sugestivas de varíola de macaco. Ambos foram atendidos por meio da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.

Padrão de um dos pacientes levados e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), na FVS-RCP. No momento em que o caso suspeito é investigado e o padrão, uma vez coletado, também será enviado ao Lacen-AM.

Os padrões serão testados através do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). De acordo com o protocolo nacional, um padrão de tempo do paciente será enviado ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, também para diagnóstico.

Os pacientes estão estáveis, se recuperando em casa e isolados. A investigação domiciliar do caso está em andamento, através do CIEVS Manaus. A partir desta sexta-feira (29/07), o Amazonas tem um caso comprovado de macacopox. O paciente está estável, se recuperando em casa e isolado.

Insira seu endereço de e-mail para se inscrever neste blog e receba notificações de novos artigos por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *