Instituto de Pesos e Medidas alerta para uso de GNV em carros

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Estado de São Paulo publicou uma série de recomendações para garantir a instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) em carros. Devido ao aumento dos preços dos combustíveis, muitos motoristas têm procurado converter seus carros para o uso de gás a motor, que é regularmente mais barato.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, na primeira parte de 2022 o número de carros autorizados a usar GNV no país aumentou 6,5%, em comparação com o mesmo período de 2021. Em relação a 2020, a construção civil cresceu 47%.

Na última terça-feira (26), um veículo explodiu em um posto de combustível no Rio de Janeiro, enquanto reabasteciva GNV. O dono do veículo ficou gravemente ferido e morreu no dia seguinte. A causa da explosão é investigada, mas a virada do destino também serve como alerta para o atendimento e para a correta instalação do kit no veículo.

De acordo com o IPEM, o motor interessado em realizar a conversão deve, em primeiro passo, procurar uma oficina cadastrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A lista de instaladores cadastrados pode ser encontrada no site do Inmetro.

Depois disso, é obrigatório fornecer autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em seguida, o motorista precisará decidir sobre o kit de instalação de GNV compatível com seu veículo.

“A terceira geração é adequada para motores naturalmente aspirados ou injeção eletrônica única ou multiponto. O kit de quinta geração é recomendado para veículos mais resistentes e modernos. Se o veículo funciona com injeção direta de combustível, a 6ª geração é usada. As outras gerações dos kits possuem outros princípios de operação, desempenho, manutenção e precificação”, disse o IPEM.

O instituto também recomenda porções nunca usadas de outros proprietários. Segundo o Ipem, fatores de origem desconhecida podem gerar sérios problemas, como vazamentos e inadequação ao tipo de veículo.

“A única exceção permitida é o cilindro de GNV, que pode ser novo ou requalificado, desde que tenha o certificado de requalificação correspondente. Também é de atenção aos produtos apresentados nas redes sociais ou no comércio virtual quando os dados do cilindro não são claros”, diz o instituto.

O Ipem recomenda que a força motrida consulte a oficina do veículo antes da instalação. Problemas com velas de ignição, cabos, bateria e injeção eletrônica podem comprometer a instalação de GNV e a funcionalidade geral do veículo.

Para os motoristas do estado de São Paulo, o Detran faz um procedimento passo a passo para substituir o combustível no veículo.

A aposta mínima da Mega-Sena (seis dezenas) custa R$ 4,50. (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil) O concurso 2505 da Mega-Sena,. . .

© 2001-2020 Media Journal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *