Publicado
Dans
Por
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (29), a placa do patrimônio cultural do Galeto Sáb, em Copacabana. O bar clássico da Rua Barata Ribeiro declarou patrimônio cultural do Rio no dia 8 de julho, mesma semana do aniversário de 130 anos do bairro. Em decreto emitido no mesmo dia, o governo público incluiu o Galeto Sat’s no Circuito dos Botequins, além de assinar o status quo no cadastro de negócios clássicos e notáveis da cidade.
Ao conceder a placa de patrimônio cultural aos Sat’s, o município leva em conta que o bar é referência na boemia carioca há mais de 50 anos e é, notoriamente, uma empresa clássica. Com esse movimento, o Galeto Sat’s se torna o 31º bar do Rio a ganhar as placas azuis de destaque, indicando sua importância para a comunidade e o total carioca.
– É uma honra estar aqui como prefeito e poder reivindicar esse bar como patrimônio cultural. O Galeto Sat’s é um estabelecimento da cidade e vamos fazer muito pelo Rio de Janeiro”, disse o prefeito Eduardo Paes.
Juntando-se ao Circuito dos Botequins, o Galeto Sat’s faz parte de uma lista de bares clássicos da cidade, que inclui Café Lamas, Nova Capela, Bar Brasil, Jobi, Adega Pérola, Adonis, Pavão Azul, o bar português, entre outros.
– Você nos deu, todos esses anos, prêmios que todos os bares querem. Obrigado, nossos clientes, um abraço ao prefeito e muito tempo para todos – disse Sergio Rabello, um dos donos da casa de Galeto Sat.
As pinturas que identificam o patrimônio cultural da cidade são feitas por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), empresa vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU).
– Hoje prestamos homenagem ao Galeto Sat’s, que é um bar clássico de Copacabana e também do rio boêmio. Esse é o objetivo deste projeto, divulgar e divulgar os clássicos máximos do povo – disse a presidente do IRPH, Laura Di Blasi.
Em 1992, placas de identificação de casas e instalações começaram a ser instaladas, mas desde 2010 os Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca passaram a ser constituídos por meio de temas que valorizam o patrimônio cultural. à cultura e identidade do rio. Ao anexar um painel de dados, o Conselho da Cidade seleciona posições de destaque por tópico. Na placa, os visitantes podem aprender um pouco mais sobre a posição e sua importância para a história da cidade e o assunto em questão.
Atualmente, são 22 passeios com bens culturais espalhados pela cidade. Entre eles estão literatura, liberdade, art déco, cinemas, trem, bares, águas, samba, bossa nova, Praça Tiradentes, herança africana, choro, negócios clássicos e outros.
A Câmara Municipal do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (29), a placa do patrimônio cultural de Galeto Sáb, em Copacabana. La tradicional. . .
O cara que agrediu a ex-namorada em uma clínica de estética em Ricardo Albuquerque, zona norte do Rio, tem. . .
Conhecimento atualizado publicado na noite de sexta-feira (29) através do Ministério da Saúde
© TUPI S/A. Todos os direitos reservados.