Zequinha Lima entrega óleo de capim-limão para cooperativa

POR ASCOM

O município de Cruzeiro do Sul providenciou nesta quarta-feira, 27, a entrega oficial da fábrica de óleo de capim-limão à COOPERCITRO.

As pinturas foram concluídas em 2017, mas paradas entre 2018 e 2020. Sob a liderança do prefeito Zequinha, a usina foi revitalizada com a aquisição de novos equipamentos.

O certificado de entrega representa o efetivo funcionamento da planta e a passagem do município para o COOPERATIVISMO. Além da transferência da indústria petrolífera do município, a cooperativa ganhou um microtrator e um caminhão para suas atividades, após uma reforma parlamentar.

A produção atual já garante uma margem de lucro, mas ainda há muito espaço para expandir a produção, a capacidade pode chegar a 20 litros de óleo de capim-limão por dia.

Basicamente usado na fabricação de repelentes nas mais diversas formas. Seu preço pode chegar a R$ 150,00 reais por litro.

“Testamos há um ano e já controlamos para obter um cenário confortável para uma produção com margem de lucro. O objetivo é começar a gerar em maior escala, para obter esses materiais. Podemos processar até 15 toneladas de acordo com o lote”, disse Alceu Góes, presidente da cooperativa Citroessências no Vale do Juruá.

Ampliar particularmente a participação dos fabricantes não só de Cruzeiro do Sul, mas de todos os municípios vizinhos.

Segundo o presidente da STR de Cruzeiro do Sul, Francisco das Chagas, o capim-limão pode desempenhar um papel na suplementação da renda dos agricultores.

“Buscamos oportunidades para o cenário financeiro dos fabricantes e temos uma oportunidade para suas situações de vida através da implementação da diversificação da produção. A entrega de hoje precede o dia do fabricante rural e o que é entregue aos nossos fabricantes através da linha de produção de capim-limão é um presente genuíno”, disse ele.

A entrega coincidiu com a dos 21 prefeitos do estado do Acre por ocasião da assembleia da AMAC – Associação dos Municípios do Acre realizada este ano em Cruzeiro do Sul.

O prefeito da capital, Tião Bocalom, foi o responsável pela entrega.

“Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao prefeito Zequinha por receber os 21 prefeitos do estado do Acre nesta caravana em Juruá. A troca de relatórios é o propósito da AMAC para que todos possam se conhecer e trazer práticas inteligentes ao seu controle e aqui o prefeito Zequinha cria as situações para que outras pessoas ganhem dinheiro”, disse.

O prefeito Zequinha destacou a importância dessa nova atividade econômica que está se viabilizando em Cruzeiro do Sul e que pode reunir fabricantes de todos os municípios vizinhos, somando até Tarauacá, Feijó e outros municípios do componente amazônico do Juruá.

“Tivemos que passar por muitos passos para chegar a esse momento que culmina com a chegada dos senhores. Propus que eles compartilhassem essa festa que poderia ser adequada para outros municípios. Estamos agora entregando uma fábrica na melhor ordem de funcionamento para que a cooperativa possa lidar com a cortina bruta que é plantada. Queremos que mais produtores rurais tenham interação nessa produção. . É uma das poucas fábricas de óleo de capim-limão na região norte. É um orgulho entregar pinturas tão vitais para a sociedade, ter roupas suficientes para pintar, e já temos compradores interessados, agora queremos que os fabricantes rurais ampliem essa produção”, concluiu a prefeita Zequinha Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *