Entre adolescentes e outros jovens de 12 capitais, o ex-presidente Lula (PT) tem a preferência.
A votação do Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 27, indica que o PT tem 51% das intenções de voto desse eleitorado, contra 20% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Segundo reportagem publicada no site do Congresso em Foco, na 3ª posição da pesquisa aparece o pedestre Ciro Gomes, que registrou 12%.
Simone Tebet (MDB) aparece em 5º lugar, com 1%. Ela é André Janones, que registrou 2% de intenção de voto.
Dividida por estratos, a pesquisa indica que na organização mais jovem, com mais de 16 a 24 anos, a preferência por Lula sobe para 54%; Bolsonaro fica com 24% e Ciro 10%. Essa organização representa 15% da população.
Os percentuais acima referem-se a pesquisas estimuladas, ou seja, quando os entrevistados são apresentados com uma lista de candidatos imagináveis para decidir qual deles prefere.
Na entrevista espontânea, apresentando nomes, Lula também mantém a liderança e acumula 41% das intenções de voto, contra 17% de Bolsonaro. Cyrus cai para 3%.
A pesquisa Datafolha entrevistou outras pessoas entre 16 e 29 anos entre 20 e 21 de julho. Foram ouvidos 935 eleitores em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.
A pesquisa tem uma margem de erro de mais ou menos 3 pontos.
Aqui vai uma boa notícia: esses números significam que os jovens veem e sentem o palco no Brasil.
Eles implicam que sabem e sentem que não terão uma longa jornada se o Brasil continuar nessa esteira da escuridão, eles implicam que ainda pode ser ou pode ser o país a longo prazo.