O Grupo Chalana de Cáceres está em Portugal onde representa o Brasil no Folk Cinfães, festival estrangeiro que contará com equipes folclóricas da Croácia, Canadá, Israel, Paraguai, Polônia, Romênia, Burundi e anfitrião Portugal, que começa hoje (30). As apresentações vão durar até o dia 6 e a organização mato-grossense também participará do festival na cidade de Guimarães, Portugal.
A comitiva conta com 22 membros, somando 14 bailarinos, cinco músicos e 3 diretores. Jonathan Amorim, um dos membros da delegação que tem 20 anos de alegria artística entre dança folclórica, teatro e cinema, diz que é um momento de parabéns e orgulho para constituir o Brasil em um evento enriquecedor.
“É como a primeira vez, esse tipo de ocasião nos comove e nos comove a todos, os artistas, em outras táticas e estar participando de uma excursão como essa só nos deixa muito orgulhosos. É Chalana, é o Brasil, é a Cultura de Cáceres para o mundo”, explica Jonathan.
O Grupo Artístico Cultural e Meio Ambientalista Chalana completa 30 anos este ano, participou de festivais folclóricos em mais de 15 países e é através da Federação Brasileira de Artes Populares como a organização que mais participou das festas folclóricas do país.
Ele já recebeu, entre outras coisas, em popularidade de seu trabalho aplicável, o Guakar de Ouro, Colômbia; os Troféus Arara Azul e Pantanal em Cuiabá; Moções de aplausos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e dos prefeitos de Cáceres e Cuiabá; Título Distinguido pelo total do Trabalho apresentado, na Polônia; eleita organização do 12º Festival Internacional de Folclore de Veliko Tarnovo 2009 – Bulgária; e premiado como Ponto de Cultura através da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e do Ministério da Cultura do Brasil, informa o conselho.
Em 2018, a banda ganhou o troféu de bronze no Festival Mundial de Dança de Cheonan, na Coreia do Sul. Esta é a primeira turnê pós-pandemia da banda, e as edições estão localizadas em edições remotas.
Só Notícias é o primeiro jornal virtual interno de Mato Grosso, distribuído há 20 anos com a informação.