Uma proposta exclusiva para o novo Citroën C3 pode abrir caminho para outros crossovers no Brasil?

Pelo menos na Índia, onde a imprensa local já esteve em contato com a novidade, o Citroën C3 em sua nova geração para mercados emergentes tem gostado de colegas em lojas e revistas, especialmente por sua proposta diferenciada.

A Citroën deixou claro que a proposta do novo C3 é trabalhar no segmento de sedãs compactos, mas com uma “atitude SUV” para cativar os consumidores que hoje só têm olhos para SUVs.

Pelo menos por causa das referências que chegam do país asiático, o Citroën C3 nasceu com o mesmo medo do Renault Kwid em termos de baixo preço de aquisição e propriedade, mas o estilo Citroën dá uma cabine e porta-malas mais flexíveis e espaçosos. .

Portanto, surge a pergunta: é imaginável que, dada a proposta exclusiva do novo C3, outras marcas possam investir na comercialização de modelos similares aqui no Brasil?

No que diz respeito à própria Índia, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi tem dois projetos atraentes.

Estamos falando dos irmãos Renault Kiger e Nissan Magnite, carros que são o resultado de uma transferência conjunta entre as duas marcas esposas.

O Kiger e o Magnite têm quatro metros de comprimento – assim como o novo C3 – e investem em conceitos de chassis que buscam maximizar o espaço interno para até cinco passageiros e um porta-malas de cerca de trezentos litros.

Em entrevista à AUTOO em abril deste ano, Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e gerente geral da montadora para o Brasil, revelou que a empresa está focada em expandir seu portfólio no país em segmentos acima do Kicks.

Na época da parada do Nissan March em Resende (RJ), alguns rumores indicavam que a marca poderia investir na nacionalização do Magnite para aproveitar o espaço deixado pelo compacto.

Segundo Cousseau, no entanto, é transparente que um produto sob o Kicks esteja longe da verdade da Nissan para o mercado brasileiro.

Do lado da Renault, por sua vez, acontece que o francês merece continuar com o Kwid localizado na categoria de modelos de acesso, competindo com os catálogos de acesso do novo Citroën C3.

Acima do Kwid, vamos lembrar que a Renault é o crossover de longo curso derivado do projeto HJF.

Programado para iniciar a produção aqui e chegar às lojas em 2024, o estilo será estilizado na plataforma CMF e percorrerá toda a extensão do Renault Stepway existente, deixando pouco espaço publicitário para integrar um estilo como o Kiger no portfólio do fabricante. aqui. . . .

Ainda tomando o mercado indiano como referência, a Hyundai oferece o Venue, um belo crossover logo abaixo do Creta na faixa de preço.

Para que o Local chegasse aqui, no entanto, a nacionalização do estilo seria inevitável, já que estamos falando de um veículo de maior volume. Resta saber que a Hyundai (ou a própria CaoA) estaria interessada em tal investimento.

Portanto, acontece que o Citroën C3 permanecerá por muito tempo, sendo a única opção no Brasil para misturar um quadro hatchback específico com elementos estéticos específicos, como a altura mais alta do total e o aumento da posição de condução. Tudo isso com a premissa de um preço de aquisição incrivelmente competitivo, especialmente graças à oferta de catálogos com motor atmosférico de 1,0 litro.

Como a Fiat já está fazendo com o Pulse, fica claro que as principais marcas de carros fundadas no país estão olhando para o pequeno segmento de SUV como uma reação mais adequada às novas demandas do público. Não é coincidência, como mencionamos, que a Renault tenha sua atribuição HJF em seus planos e a VW está correndo em um carro com uma proposta semelhante, o sucessor do Gol.

Tudo isso, de certa forma, favorece o posicionamento do novo C3, especialmente levando em conta as versões de entrada do Fiat Argo, o vw polo track de longo prazo, entre outros sedãs clássicos.

Modelo em produção desde março em Porto Real (RJ), o novo Citroën C3 será apresentado lá no próximo mês.

soluções de mobilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *