Sempre para ser informado?
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta segunda-feira (1) um alerta de baixa umidade relativa do ar para a população de alguns municípios de Mato Grosso do Sul. O alerta de estranheza indica que a diversidade de taxas de 12% a 30%, figura abaixo do ideal para a saúde.
As localidades que recebem atenção máxima são: Alcinópolis, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.
As taxas são para as registradas em desertos, especialmente no extremo norte do estado, diz o Midiamax.
De acordo com o site, os avisos amarelo e laranja implicam o grau de gravidade do perigo e o perigo potencial, às 12h. e terminando às 18h, os riscos climáticos envolvem atenção ao risco de incêndios florestais e à saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 20% e 30% de umidade relativa é um estado de atenção; abaixo de 20% é alerta. O ponto ideal de umidade do ar para o corpo humano está entre 40% e 70%.
A título de comparação, os povos do Deserto do Saara Africano registram umidade entre 14% e 20%, e em San Pedro de Atacama, no Chile, isso também é recorrente na região.
Recomendação
O Inmet recomenda que a população beba muitos líquidos; Evite o desgaste físico durante as horas mais secas; Evite a exposição ao sol durante o dia.
Pergunte à Defesa Civil (tel. 199) e bombeiros (tel. 193).
(Reprodução)