Caravana da Embrapa chega a Criciúma e vai orientar sobre o uso de fertilizantes

Nos meses de julho e agosto, a caravana da Embrapa passará pelos municípios dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, trazendo tecnologias e sabedoria ao setor produtivo para potencializar o uso de fertilizantes, destacando a importância do controle sustentável do solo e da produtividade. Em Criciúma, a prevenção acontecerá no dia 12 de agosto, no Auditório João Luiz Novelli, no sábado, das 8h15 às 12h30.

A Caravana da Embrapa é destinada a técnicos, extensionistas, professores, estudantes, especialistas e agricultores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Embrapa. Há um limite.

O principal objetivo da caravana é tornar mais eficiente o uso de fertilizantes e insumos nos campos. Para isso, são apresentadas tecnologias e práticas de controle de solo e plantas para maior uso de fertilizantes. Os conteúdos técnicos foram organizados em cinco módulos: Planejamento Agrícola, Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes, Novos Fertilizantes e Insumos, Agricultura Digital e Manejo do Solo para Agricultura Sustentável.

Segundo o pesquisador Fabiano Daniel De Bona, da Embrapa Trigo, coordenador regional da Caravana da Embrapa, o programa foi adaptado para a ocasião para dossel questões relacionadas à realidade regional, tais como: culturas de cereais nas regiões Norte e Noroeste da RS e centro-sul de SC; arroz na região central do RS; círculo de fazendas familiares, tabaco, pastagens e árvores frutíferas no sul do RS; arroz irrigado pré-broto e outras culturas de cereais no sul da Carolina do Sul; círculo de fazendas familiares, pastagens de animais de fazenda leiteira e culturas de cereais no oeste da Carolina do Sul; círculo de fazendas relativas, tabaco, batatas e ervas no norte de SC.

A programação inclui 4 ocasiões no RS (Três de Maio, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas) e outras 4 em SC (Criciúma, Campos Novos, Chapecó e Canoinhas). O link está disponível para inscrição.

A caravana é por meio da rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e conta com o apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), OCB e Siprifert Sistema.

A organização da Caravana da Embrapa no RS e SC vem da Embrapa Trigo, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Suínos e Aves e Embrapa Florestas. A série de eventos organizados por meio da Caravana da Embrapa nos estados é uma colaboração da Epagri-SC, Irga Emater/RS, Crea-SC, Crea-RS, UFSM, UFPel, UPF, Satc Criciúma, Cooperja, Unochapecó, Unoesc Campos Novos, Setrem, Sosbai, Ferticel, Folha Biotecnologia, Josapar e AgroQuim.

Satc recebe o evento

A ligação da Satc com o mundo do agronegócio vem acontecendo há muito tempo. Nos últimos meses, deu um passo à frente graças a projetos de estudo que temem o grande tema da Caravana, fertilizantes.

Uma organização de pesquisadores do Centro de Tecnologia Satc (CTSatc) está lendo produtos de alto valor agregado, como fertilizantes de liberação lenta. mineração, em estudos de fertilizantes”, disse Luciano Bilessimo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc.

Segundo o reitor, a SATC atua há anos em movimentos que promovem o progresso econômico na região sul de Santa Catarina. E o fortalecimento do agronegócio, forte no Sul, é uma de suas funções. “Com pesquisas, alianças e novos movimentos com o segmento, estamos atuando na produção de insumos estratégicos para o agronegócio brasileiro”, refletiu Bilessimo.

Colaboração: Joseani Antunes/Embrapa Trigo e Marli Vitali/Prensa Satc.

© 1996 – 2022 Engeplus Companies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *