Chuva no Rio Grande do Sul trégua no domingo, mas retorna na segunda-feira

versão móvel

diário gaúcho

Guarda-chuva na mão 15/07/2022 | 11:16 atualizado em 15/07/2022 | 11:17

Após uma quinta-feira chuvosa, com acumulado entre 30 e 70 milímetros em todo o Rio Grande do Sul, na sexta-feira (15) as instabilidades continuaram com tempestades em regiões como Fronteira Oeste, Campanha e Sul. Segundo o Climatempo, a previsão é que se repita nos próximos dias, com pancadas de chuva no domingo (17), mas já voltam na segunda-feira (18).

As instabilidades que atuam no estado são causadas por um cavado meteorológico, um corredor de umidade que vem do norte do país, e pelo fluxo de ventos em altitude. Mas no final desta sexta-feira uma nova frente sem sangue será formada. , que será a instabilidade do sábado (16), em um estado tempestuoso.

A chuva terá que ser forte. São esperadas trovoadas em todas as regiões, exceto nos espaços próximos à cidade de Bom Jesus, em Campos de Cima da Serra. Mesmo assim, a região tem uma ameaça de chuva, que pode ser moderada a pesada. Na Serra, são esperadas rajadas de vento de 80 a 100 km/h, e o mar será agitado ao longo do litoral gaúcho. Em Porto Alegre, a previsão é de 40 milímetros, acumulado de 28% previsto para o mês de julho.

No domingo, o relógio está correndo. O nascer do sol merece ainda estar nublado, o sol espia timidamente. Mas à medida que o dia avança, especialmente à tarde, o céu fica claro com a predominância do sol do estado do dia. Com certeza, a frente sangrenta se afasta do Rio Grande do Sul e uma massa de ar de origem polar e seca avança pelo Rio Grande do Sul.

Com o tempo seco vem o frio: em Pelotas, no sul, onde as geadas são anunciadas pela manhã, as mínimas serão de 3°C e as de 15°C. Em Erechim, no Norte, e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, os termômetros variam entre 4°C e 13°C. Na capital, a mínima será de 9°C e a mínima será de 16°C.

Essa massa de ar seco e sem sangue manterá o tempo estável na segunda-feira em partes do estado, mas a parte norte, com exceção do litoral, vai se deliciar com as chuvas, devido a uma sala de umidade vinda da Amazônia. Espera-se que a precipitação volte a fazer sentido, adicionando raios, rajadas de vento e granizo.

Na terça-feira (19), as previsões implicam céu aberto na máxima do estado, mas as cidades do noroeste, norte e da região da Serra Gaúcha deverão registrar garoas pela manhã e no início da manhã, enquanto na quarta-feira (20), o componente leste do estado sofre de instabilidades.

© Grupo RBS 2000-2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *