Cidade do Rio de Janeiro tem 28 mil vacinas que expiram nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) possui 28 mil doses da vacina AstraZeneca covid-19 que só podem ser utilizadas até (2), já que esse é o último dia em que estarão em data de validade. E na cidade, mais de 3 milhões de pessoas podem receber as doses por não completarem seu calendário de vacinação SARS-CoV-2.

A vacina AstraZeneca pode ser dada a adultos, maiores de 18 anos e pode fazer parte do regime básico de vacinação (primeira dose e tempo) e reforços.

Na cidade do Rio de Janeiro, qualquer pessoa com mais de 18 anos já pode receber uma dose de reforço, com intervalos de pelo menos 4 meses entre as doses. Apesar disso, o número máximo de adultos jovens não ganhou todas as doses de reforço indicadas para sua organização etária. e foram imunizados com as vacinas que correm o risco de serem descartadas.

Mais de 523. 000 idosos de 30 a 39 anos ganharam apenas a primeira dose de reforço e 385. 000 pessoas tomaram apenas o regime básico, de duas doses ou de dose única. Esse contingente é próximo de um milhão, se somarmos os outros 83. 000 idosos de 30 a 39 anos que foram vacinados apenas com a primeira dose.

Mais de 1 milhão de jovens entre 20 e 29 anos também podem receber essas doses, quase 800. 000 entre 40 e 49 anos e mais de 500. 000 entre 50 e 59 anos. Essas outras pessoas receberam apenas uma dose de reforço, não receberam nenhuma, ou ainda têm apenas a primeira dose em seu registro de vacinação.

O prazo para esses e outros lotes da vacina covid-19 produzidos por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi inicialmente de 6 meses, mas foi prorrogado pelo Ministério da Saúde para nove meses. Com a mudança, as vacinas, que venceriam em maio, podem ser usadas até amanhã.

Na semana passada, o Rio de Janeiro ampliou a opção de aplicar duas doses de reforço para toda a população adulta. Quando a resolução foi feita, o número de vacinas esperadas (2) era de 70. 000, mostrando que mais de 40. 000 pessoas ganharam esta vacina na quinta-feira. (28), sexta (29) e sábado (30).

De acordo com o serviço municipal de aptidão, se houver muitas doses após o vencimento, existem protocolos rígidos para recolher as vacinas nas bancas e descartá-las corretamente, de acordo com as regras de vigilância de aptidão e do Ministério da Saúde, o que evita qualquer opção de uso.

Edição: Fernando Fraga

Colabore na produção de jornalismo local de qualidade, ajude a combater notícias falsas e conteúdo exclusivo e visualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *