Com o objetivo de reunir conhecimentos completos e confiáveis sobre as facetas da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza um censo populacional a cada 10 anos.
Com um atraso de dois anos devido à pandemia covid-19 (em 2020) e à falta de recursos (em 2021), os mais de 183 mil enumeradores começam nesta segunda-feira (1) a coletar dados para a 13ª edição da pesquisa. .
A previsão é de entrevistas em 89 milhões de domicílios, nos 5. 568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
“É graças ao censo de 2022 que saberemos o quanto somos, como somos e como vivemos nos espaços urbanos e rurais do país”, diz o IBGE. A estimativa do instituto é que a população brasileira seja de cerca de 215 milhões. Na época da última pesquisa, em 2010, o país tinha uma população de 190,8 milhões.
O orçamento do censo de 2022 tem uma projeção de 2,3 bilhões de reais, dos quais 80% são para a contratação temporária de profissionais: 211 mil pessoas, somando 183. 021 enumeradores, 18. 420 supervisores e 10. 000 enumeradores.
Segundo o IBGE, os efeitos da pesquisa revelam tendências e parâmetros sobre nascimentos, óbitos e migrações, que servem para a progressão de projeções, estimativas demográficas e políticas públicas expressas.
O censo também é a única fonte de referência nacional para as condições de vida da população em todos os municípios, com principais pontos entre os distritos administrativos da prefeitura e também em áreas urbanas e rurais.
Questionário
O Censo 2022 terá dois questionários: ampliado e simplificado. A primeira, também conhecida como amostra, será composta por 77 questões e será implementada para 11% dos entrevistados. Leva em média 16 minutos para responder. O simplificado ou básico, com 26 questões, será aplicado aos 89% restantes, e a duração estimada da entrevista é de cinco minutos.
Assim como em 2010, a pesquisa deste ano será coletada inteiramente digitalmente. Os pesquisadores usam um dispositivo de coleta de celular (DMC), que é um laptop, para um celular.
Para garantir a confidencialidade das informações, o conhecimento inserido no DCM é criptografado e possui um sistema de cobertura. Mesmo os enumeradores não têm que saber o conhecimento uma vez que ele foi inserido no dispositivo. O IBGE também segue uma política de privacidade e confiabilidade. política, além de ter comitês internos de ética.
O questionário-chave inclui perguntas sobre identificação familiar, dados de residentes, características familiares, identificação étnica e racial, estado civil, escolaridade, fonte de renda do chefe do domicílio, mortalidade e conhecimento sobre o usuário que forneceu os dados.
A edição ampliada também examina dados sobre trabalho, renda, casamento, círculo familiar, fertilidade, fé ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e externa, deslocamento, deslocamento e autismo.
Três métodos serão utilizados para o preenchimento dos questionários: no usuário, online e por telefone. Mesmo que o usuário opte por preencher o questionário online, o enumerador irá até a casa do entrevistado para fatorar um código obrigatório para completar o questionário. O mesmo procedimento é realizado por telefone. No caso da entrevista na web, o morador terá sete dias para responder.
Todos os enumeradores do IBGE são conhecidos por meio de boné e colete, bem como uma credencial de identidade. Dentro da credencial há um código QR e o cidadão pode apontar a câmera do celular para esse código, para verificar a chamada e foto do enumerador e certificar-se de que ele é efetivamente um servidor do instituto.
Também é concebível verificar a identidade do enumerador na Internet. Basta digitar o número de inscrição na credencial no site do IBGE.
Quaisquer dúvidas relacionadas à identidade do enumerador ou ao toque final do questionário podem ser esclarecidas pelo telefone (0800-721-8181) ou pelo site Resposta ao IBGE.
Deficiência e autismo
A pesquisa do IBGE também lerá sobre conhecimento sobre deficiência e autismo. A abordagem, prevista em leis expressas, visa produzir dados atualizados sobre o número de americanos com tais características.
O tema será abordado no modelo do questionário e padronizará e harmonizará definições, conceitos e metodologias para poder comparar as estatísticas brasileiras com as de outros países. Este será o primeiro censo para combater o autismo.
Povos indígenas e quilombolas
De acordo com a lei, povos e comunidades clássicas são equipes culturalmente diferenciadas que têm sua própria burocracia de organização social. Dois povos se destacam: os indígenas e os quilombolas. Este último será estudado pela primeira vez no censo de 2022.
Os quilombolas ou povos indígenas do IBGE devem ser conhecidos como tal. Assim, em qualquer um dos questionários para povos indígenas e quilombolas, a consulta inicial será “Você é você mesmo indígena?ou “Você é um quilombola?” Se a resposta for sim, o respondente também deve responder em nome de sua comunidade.
O fator identidade étnica dos povos indígenas surgiu pela primeira vez em 1991. No último levantamento, em 2010, há uma melhora nos estudos sobre essa população, com a inclusão de questões sobre etnia e línguas indígenas faladas.
Segundo os técnicos do instituto, houve uma evolução na caracterização demográfica, étnica e linguística da população indígena, o que tem gerado pedidos de maior detalhamento sobre as comunidades clássicas.
Também foi concebível comparar a população das terras indígenas oficialmente demarcadas com as que habitam fora delas, graças à compatibilidade das tabelas censitárias com as barreiras dessas localidades, o que permitiu a disseminação do conhecimento sobre esses povos com recortes de imprensa para regiões gigantes, estados e municípios.
Em todas as localidades indígenas e quilombolas do Brasil, os pesquisadores realizarão uma assembleia com os líderes da rede antes da coleta de conhecimento, para fornecer a pesquisa aos líderes e esclarecer evene as dúvidas.
O censo de 2022 traz outra novidade, que é o questionário aos povos indígenas técnicos. Será implementado na montagem de extensão com os líderes da rede e, preferencialmente, antes do início da coleta domiciliar.
Este questionário identificará conhecimentos sobre infraestrutura, recursos à base de plantas, educação, aptidão e comportamento semelhantes a essa pessoa ou comunidade. O mapeamento de clusters é um desafio, disse o IBGE. Isso ocorre porque os dados do mapa de referência são escassos e a maioria dos lugares estão em áreas remotas.
No caso dos povos indígenas, as terras oficialmente demarcadas por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e as equipes familiares mapeadas pelo IBGE, que são espaços contíguos com concentração de famílias, têm sido explicadas como setores censitários.
No caso das comunidades quilombolas, foram considerados territórios quilombolas demarcados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e institutos estaduais de terra.
Também foram mapeados os agrupamentos conhecidos pelo IBGE e as vagas por tempo indeterminado nas seções censitárias, que se tornaram Áreas de Interesse Operacional (ZIA) quilombolas. Somando as fontes, o Instituto conheceu 5. 972 desses lugares no país.
Grupos
No censo de 2022, o conceito de aglomeração subnormal, que inclui comunidades, favelas e casas de palafitas, foi mantido e avançado através do uso de imagens de satélite de alta qualidade, além do contato com prefeitos e trabalho de campo.
Também será concebível comparar os dados recebidos com o conhecimento do censo de 2010. O IBGE especificou que uma aglomeração subnormal, para ser identificada, terá necessariamente que ser uma ocupação anormal, ou seja, uma estrutura em terras estrangeiras, sejam públicas ou privadas, agora ou em um período recente.
Também terá que mostrar a precariedade de equipamentos públicos essenciais – como saneamento, coleta de lixo, origem e remédio de água ou fonte de energia elétrica; ou urbanização fora do caminho, resultando em faixas de tráfego estreitas e irregularmente alinhadas, massas irregulares de comprimento e forma, e estruturas não reguladas através de órgãos públicos.
etapas anteriores
Os testes do Censo 2022 foram iniciados pelo IBGE em 2018, seguidos de etapas em 2019, realizadas em Censos Piloto em algumas cidades, meios de coleta presencial (através do enumerador), dispositivo de coleta celular (DMC) e autoatendimento online. -preenchimento, com registro do e-mail do morador através do dispositivo de coleta de celular (DMC). Os efeitos mostraram que 99,3% preferiram responder no usuário e 0,7% optaram por completar remotamente.
Foram realizados testes finais para a realização da operação censitária, por meio do censo experimental, nos municípios de Poços de Caldas (MG) e em algumas seções censitárias dos municípios de General Sampaio (CE), Jatobá (PE), Petrolândia (PE), Tacaratu (PE), Rio de Janeiro (RJ), Ermo (SC), Bukhari (AC), Restinga Seca (RS) e Porto Alegre (RS), entre outros, onde foram visitadas comunidades indígenas e quilombolas, bem como as subnormais. Clusters
O controle de campo foi interrompido devido à pandemia Covid-19. Por isso, em novembro de 2020, o IBGE realizou um controle remoto para avaliar a opção da técnica telefônica como opção para a coleta de conhecimento no censo. Em setembro do ano passado, o Instituto voltou aos palcos do Teste paquetá, no Rio de Janeiro, em mérito pelo fato de a população da ilha ter sido vacinada.
O IBGE informou ainda que outro passo na elaboração do censo populacional de 2022 foi o controle do censo nacional, realizado em novembro de 2021, em 27 localidades do país. Os controles visavam ajustar as funcionalidades fornecidas nos sistemas; verificar o aparelho em condição original da caixa; consultar estudos exclusivos de autismo na entrevista presencial; consultar o questionário da técnica no agrupamento indígena e, também, nos modelos de coleta.
Epi
A Pesquisa de Pós-Enumeração (PI) é uma das etapas do Censo Populacional de 2022. O principal objetivo é fornecer meios para avaliar a política e a qualidade da coleta da operação censitária. O pep será realizado entre agosto e dezembro de 2022 em 4. 795 foram decididos por seções censitárias, abrangendo um padrão de aproximadamente 1,5% das seções censitárias.
O IBGE esclareceu que o PEP 2022 não corrige lacunas na política de pesquisa, mas está ajudando onde elas ocorrem. Os efeitos do PYP são, portanto, essenciais e contribuem para uma maior transparência dos efeitos.
O EPI também é usado para identificar espaços que requerem maior atenção em operações de longo prazo e fornece dados para estimativas populacionais e tabelas de projeções. O gráfico de coleta de Pep começa quando as seções censittárias decididas são totalmente coletadas e supervisionadas através do censo populacional.
Digital
O primeiro censo do mundo com uma coleta completamente virtual realizada pelo IBGE em 2010. Isso fez do instituto um dos dez laureados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a organização não governamental (ONG) para a progressão da sociedade virtual Netexplorateur.
Império
O primeiro levantamento de conhecimento sobre brasileiros data de 1872 e registrou uma população de 9,9 milhões de habitantes. Todos os cidadãos de famílias pessoais e coletivas que estavam na data de referência da pesquisa foram listados, precisamente há 150 anos, em 1º de agosto de 1872.
Na época, a pesquisa levou em consideração cor, sexo, prestígio conjugal, nacionalidade, ocupação, religião, prestígio conjugal e se o usuário era escravo ou livre.
O primeiro censo da República data de 1890 e os últimos efeitos foram publicados em 1900. O primeiro censo a utilizar a estratégia amostral no Brasil ocorreu em 1960. O censo de 2022 será o 13º do país e o 9º realizado pelo IBGE. O censo geral de 1940 foi o primeiro realizado através do Instituto.
Veja também!
>>> Luciano Bivar renuncia à sua candidatura à presidência da República
>>> Abraham Weintraub anuncia a desistência de sua candidatura ao São Paulo
>>>Bill Russell, o maior campeão da história da NBA, morreu
Assista e inscreva-se no canal da RedeTV! no Youtube
João Paulo Diniz morre aos 58 anos, no RJ
Tiroteio deixa pelo menos 7 feridos em Orlando, nos Estados Unidos
Número de mortos por chuva em Kentucky é de 26
Odisseia no Espaço: NASA define datas imagináveis para retornar à Lua
Governo reduz IPI sobre made in Brazil