Em Campo Grande, serão visitadas 290 mil casas para catalogar os dados. A estimativa é localizar 930 mil habitantes na capital. O último censo ocorreu em 2010 e deveria ocorrer em 2020. Mas só agora o governo federal conseguiu garantir os recursos para fazer o trabalho.
O superintendente do IBGE, Mário Alexandre de Pinna Frazepo, explicou que alguns dados são esperados como prioridades, como o conhecimento da mortalidade após os efeitos da pandemia de covid, o número de autistas no estado, bem como comunidades indígenas e quilombolas clássicos. Serão novos dados que vão subsidiar os setores que criam políticas públicas”, concluiu.
Para o coordenador operacional do censo de 2022, Alex Uchoa, esse é o investimento do instituto em pesquisa.
“Todas as pinturas que coletam e analisam as revelações serão feitas através de 3. 000 pintores. São investidos apenas R$ 10 milhões no pagamento dos enumeradores. Para dar um conceito da duração do investimento, isso é mais do que temos de investimento sobre o total do próximo ano para o instituto”, disse Alex.
Conselho – Funcionários do Censo de Mato Grosso do Sul deram recomendações à população em relação aos trabalhadores. Os enumeradores usarão colete, com credencial com dados e QR code, além de boné do IBGE.
Existem duas táticas para os cidadãos verificarem que o usuário batendo na porta é um funcionário do IBGE. Um deve ligar para 0800-721-8181 e o outro através do site respondedor. ibge. gov. br.
Os enumeradores não solicitarão documentos não públicos durante a entrevista, apenas nomes e dados que fazem parte integrante da investigação. As pinturas serão realizadas de domingo a domingo, das 7h às 19h, mas se o morador assim desejar e solicitar, os enumeradores podem se deslocar em outro horário. Também é possível responder pela internet, mas você terá que dizer ao enumerador que deseja responder através do site.