O ramo municipal de fitness orienta sobre o cuidado de casos suspeitos imagináveis de macacopox.

cogecom,

01/08/2022 às 15:34 • Atualizado em 01/08/2022 às 15:43

Devido ao registro de 17 notificações de macacos ou o chamado “macaco-de-macaco” no estado de Mato Grosso do Sul em julho, com cinco casos confirmados, três fora e nove suspeitos, e porque a maioria dos casos está concentrada em São Paulo-SP:

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina emitiu uma para consultar a população sobre prevenção, controle da transmissão da doença e atendimento a suspeitos imagináveis.

Segundo o setor de vigilância epidemiológica, o atendimento inicial merece ser realizado, preferencialmente, em conjuntos fundamentais de saúde (UBS) do cuidado número um, indicando internação para casos que apresentam sintomas de gravidade, no máximo o curso da doença é auto-limitado. , com tratamento de apoio realizado no nível número um de atendimento. Atualmente, evidências disponíveis sugerem que outras pessoas de maior risco são aquelas que tiveram contato físico próximo com outras pessoas sintomáticas.

Se um caso suspeito é conhecido no serviço de aptidão, a era do isolamento de 21 dias imediatamente começa, até que as lesões cutâneas sejam completamente curadas, rastreadas e os contatos sejam conhecidos, a fim de identificar medidas obrigatórias para evitar a propagação dessa doença. . . vírus para outras pessoas.

DIFUSÃO

Monkeypox é transmitido principalmente através do contato direto ou oblíquo com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de animais inflamados. A transmissão secundária de pessoa para pessoa pode ocorrer através do contato próximo com secreções respiratórias inflamadas, lesões na pele de uma pessoa inflamada ou objetos e superfícies infectados. A era da transmissão da doença termina quando as crostas das lesões desaparecem.

SINAIS E SINTOMAS

A era de incubação (intervalo entre infecção e início dos sintomas) de Monkeypox é de 6 a 13 dias e pode variar de cinco a 21 dias.

Clinicamente, pode ser dividido em dois períodos:

• Febril (entre os dias 0 e 5): caracterizada por febre, dor de cabeça severa,

linfadopatia (inchaço dos linfonodos), dor, mialgia (dor

músculo) e asthenia intensa (falta de energia). Linfadonopatia é um sinal

importante para o diagnóstico diferencial de macacopox com doenças que

você pode ter sintomas como varicela e sarampo);

• Erupção cutânea (entre 1 e 3 dias após o início da febre):

quando os outros estágios da erupção cutânea aparecem, o que afeta

primeiro o rosto e, em seguida, espalhar para o resto do corpo. Os espaços máximos afetados são a face (em 95% dos casos), as palmas das mãos e as solas dos pés (em 75% dos casos). A mucosa bucal (em 70% dos casos), os genitais (30%) e conjuntiva (20%) também são afetados, assim como a córnea. A erupção cutânea progride sequencialmente das macules (lesões de base plana) para os pápulos (leve lesão à empresa), vesículas (lesões cheias de fluidos claros), pústulas (lesões amareladas cheias de fluido) e cicatrizes, que ocorrem em cerca de 10 dias e depois disso, essas cicatrizes secam e caem. O número de feridos varia. Em casos graves, as lesões podem se fundir até que grandes porções da pele sejam derramadas.

VIGILÂNCIA

Todos os profissionais de fitness que se apresentam em qualquer tipo de serviço de aptidão (atenção primária, ambulatórios, clínicas, hospitais, etc. ) pústulas e cicatrizes relacionadas à febre, adenopatias e mialgias.

Os casos suspeitos, além de trabalhadores físicos potencialmente expostos, serão notificados sem demora aos órgãos competentes, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, para que os movimentos possam ser implementados em tempo hábil.

Com a Anvisa e o Cievs-MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e representam a opinião deste site.

[email protected] (67) 3441-9363 (67) nove nove61nueve-3nineninenine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *