Rádio Amazonas FM 101. 5: uma história para contar

Em 29 de março de 1985, a Rádio Amazonas FM iniciou suas atividades de transmissão com um dispositivo fundamental, mas funcional. O dispositivo usado na época para seus anúncios, gravadores de e um transmissor eletrônico FM LYS (2. 5 KW) da marca.

Em 1987 foi adquirida uma estação KW LYS, particularmente melhorando e expandindo a política de rádio e em 1991 a estação HARRIS chegou, com geração e qualidade, dando assim à estação a popularidade estrangeira da transmissão.

Em 1998, o 101. 5 completamente informatizado, melhorando e recebendo um melhor serviço aos seus ouvintes, ou seja, em termos de promoções, seja através de cartas, telefonemas ou atendimento direto.

O primeiro diretor da Rádio Amazonas FM Sr. Ronaldo Tiradentes que na época apresentou a tela do Clube do Rei, o mais antigo da emissora. Os primeiros palestrantes foram: Graciano Rebelo, Raidi Rebelo, Ronaldo Tiradentes, José Dantas, Luiz Cláudio Santoro, Renato Pitanga e Marcus Vinícius.

Além deles, houve outros locutores como Wilton Lira, que apresentou o programa É Só Sucesso, Souza apresentou o programa Passarela do Samba, trazendo samba e dados sobre onde dançar na cidade, e Mesa de Bar, com o da MPB. Humberto Amorim apresentou o programa Buen Tiempo, com música romântica estrangeira, flashbacks e sucessos nacionais. Humberto Amorim também dirigiu o programa Escritório de Turismo, onde trouxe postos turísticos e entrevistas de interesse.

A novidade do momento devido a Klinger Araújo e a participação especial de Neide Maia no programa Manhã Colorida com atrações como: o que aconteceria nas telenovelas, horóscopo, interpretação de sonhos, simpatia, dicas para a dona de casa salvar, homenagear aniversários, toques de amor (mensagens), entrevistas com personalidades, presentes e informações.

A primeira ocasião organizou através da Rádio um festival organizado em Bom Maché, por telefone, bem merecido pela população, pois era novo na época, pois a emissora inovou no sistema de apresentação.

Podemos citar outros nomes que passaram pela Rádio Amazonas FM, sua existência, como: Brás Silva, Cristóvão Nonato, Elias Emanoel, Ilton Fernandes, Gerson Oliveira, Arlene Silva, Nei Amazonas, Eudes Silva, entre outros.

Na época, o estudo da Rádio Amazonas FM passou por ajustes na nova voz sobre estúdio, a fórmula de isolamento acústico foi substituída, houve uma reforma e melhoria da fórmula de blindagem contra interferência.

Uma fórmula de programação automática foi colocada em prática, facilitando as tabelas de anunciantes e operadores. No entanto, a principal atualização é a melhoria da qualidade da programação, totalmente digital, utilizando geração e muito mais a serviço do ouvinte através da montagem de suas expectativas musicais. Aplicativos.

Este estudo também tinha uma fórmula de dispositivos periféricos onde são usados leitores de CD e minidiscos, permitindo o uso desses recursos de áudio também servindo como um dispositivo de backup, em casos remotos de falhas na programação de computadores.

O rádio também apresentava um estúdio de gravação para a produção de vinhetas, chamadas e anúncios. Assim, a Rádio Amazonas 101,5 instalou uma fórmula total para que seus ouvintes não falsiram programação.

Combine música inteligente com jornalismo sério. Para isso, a Rádio Amazonas FM ganhou em seus sistemas e credibilidade em suas informações. Com jornalismo sério, ativo, independente e dinâmico, 101,5 produziu JEN (Jornal Em Cima da Notícia), JAM (Jornal da Amazônia), Médico da Família (entrevistas médicas), Boletim 101 Notícias e o talk show Debate 101.

O principal produto jornalístico da emissora. Transmitido de segunda a sábado, das 7h às 8h, o programa contou com as últimas notícias políticas, esportivas e econômicas de todo o mundo, Brasil e Amazônia, intercaladas com participação ao vivo da audiência e comentários econômicos. No ar desde 23. 12. 1996, ele inovou com a instantaneidade da notícia graças à sua unidade celular. Ele ganhou seis prêmios locais de jornalismo de rádio.

JAM: o jornalismo de rádio incorporado à rede de rádio da Amazon (via satélite). Com duração de 15 minutos, o JAM transmite das 12h às 12h15. É o único jornalismo de rádio da época da rádio amazônica. Com a participação de correspondentes do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Clínica da família: programa semanal especializado em questões médicas. Toda semana, um profissional de saúde esclareceva notícias e participativamente por telefone e e-mail com ouvintes, tópicos relacionados a doenças, como salvá-las, evitá-las, etc. Sábados das 8 às 9 horas.

Debate 101: programa semanal que trata de temas de interesse da sociedade como: política, economia, cidade, etc. . .

101 Notícias: anúncios transmitidos ao vivo a cada hora, com flashes de qualquer lugar da cidade, através do sistema Rádio Fone, confirmando assim a novidade implementada e fazendo a diferença em relação a outros rádios, trazendo o imediatismo das notícias para o interesse do ouvinte.

Com uma grande variedade de programas, a Rádio Amazonas FM entre as primeiras da cidade, já que a participação popular é muito expressiva.

As audiências da Rádio Amazonas FM foram: Jornal Em Cima da Notícia, Top Sucesso, Forró do Bagaceiro e Mesa de Bar. A Rádio Amazonas FM 101,5 parou de transmitir, deixando espaço neste canal para a Rádio CBN Amazônia.

Sobre o autorAbrahim Baze é jornalista, graduado em história, especialista em distância no Centro Universitário UniSEB Interativo COC de Ribeirão Preto (SP). Concluiu uma atualização em museologia e museografia na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e ganhou o título de Notório Saber em História, concedido através do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). É apresentadora dos sistemas Literatura Breve e Documentos de la Amazonía, no canal Amazônia Sat, e colunista da CBN Amazônia. É membro da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), com 40 livros publicados, somando 3 na Europa.

*É dever do colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *