Começa nesta segunda-feira, 01, uma nova era para o saneamento fundamental no estado do Rio de Janeiro. Moradores de 18 municípios, 22 bairros da Zona Oeste da Capital, agora possuem uma nova empresa em taxa de prestação de serviços. A Rio Saneamento, concessionária do Grupo Águas do Brasil – uma das maiores empresas do setor no país – é a nova responsável por 2,6 milhões de cidadãos nas regiões do chamado Bloco 3 da Cedae.
Dois meses antes do previsto, a Rio Saneamento assume agora o pleno funcionamento do abastecimento de água, bem como a coleta e o saneamento. Durante o contrato de concessão, serão realizados investimentos de 4,7 bilhões de reais, no máximo na primeira década, já que o objetivo é universalizar o serviço em no máximo 11 anos, de acordo com o marco legal do saneamento. Serão construídas 33 usinas de saneamento e 12 usinas de saneamento, além da instalação de mais de 1. 500 quilômetros de tubulações de esgoto. as comunidades da Zona Oeste do Rio, serão investidos R$ 354 milhões para trazer mais dignidade e aptidão à população.
“Vamos manter a educação de toda uma geração durante os 35 anos da concessionária. Faremos parte da vida dessas pessoas, teremos que nos integrar com seus desejos e demandas para dar uma contribuição ao progresso econômico e social. da região”, diz o presidente da Rio Saneamento, Leonardo Righthetto.
A chegada da concessionária impulsionará a economia local, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, os quadros da concessionária nos municípios de Paracambi, Seropédica, Itaguaí, Rio Claro, Piraí e Vassouras também contribuirão para a limpeza das bacias das baías de Guandu e Sepetiba, onde 44 milhões de litros de águas residuais brutas não serão mais descarregados diariamente em cinco anos.
Primeiras intervenções
Na capital, a concessionária atuará na distribuição de água para cerca de 1,7 milhão de habitantes dos bairros da Zona Oeste da AP5. Para a população de Itaguaí, Seropédica e Paracambi, além do abastecimento de água, as obras virão com o remédio e coleta de águas residuais. Nos demais municípios, além da distribuição de água e saneamento, a concessão inclui a coleta e o saneamento da água.
As primeiras intervenções em um cargo iniciado neste primeiro dia de operação beneficiarão diretamente mais de 385 mil pessoas. No primeiro ano da concessão, serão gastos mais de R$ 100 milhões em tintas, eletrodomésticos e outros investimentos que darão um aporte para a fonte de água. Guaratiba, comunidade com antigos males de escassez de água no verão, vai obter 3 travessias em um gasoduto, que deverá estar em condições até o final de dezembro deste ano, refletindo a melhora na fonte da população na estação. A região também obterá obras para a colocação de cerca de 6 km de tubulação, que deverá ser entregue até o final do primeiro semestre de 2023, colhendo benefícios para 100 mil pessoas.
Em Realengo, algum outro distrito fortemente afetado receberá mais quatro quilômetros de redes de distribuição, além da realocação das ligações familiares de água da antiga rede para a nova. Rio das Ostras, na região dos Lagos, receberá cinco geradores, que solucionarão interrupções no abastecimento e abastecimento de água em caso de falta de energia, cenário bastante comum na região.
Quais ajustes e o que não substitui para o consumidor
Para os cidadãos da Zona Oeste, não há ajustes em relação às contas. Neste mês, eles receberão uma passagem de preço com os logotipos da Zona Oeste Mais Saneamento (corredor que ainda é responsável pela coleta e saneamento de águas residuais) e rio Saneamento.
Nos demais municípios atendidos pelo Rio, quem recentemente tem conta na Cedae por débito direto deve ser notificado. Não haverá movimentação automática para a nova concessionária. Após o recebimento da primeira fatura do novo revendedor, o visitante pode se cadastrar em seu banco para débito direto ou solicitar esse cadastro através dos canais de atendimento do novo distribuidor. Lembre-se que esta primeira conta deve ser paga por código de barras, já que o cadastro será válido a partir do momento em que você contar.
Presença
Com a chegada do Rio Saneamento, os cidadãos máximos do oeste da capital e de outros 17 municípios do estado terão outras formas de comunicação com a concessionária. Uma delas é através do telefone, para os números 0800 772 1025 (Zona Oeste) e 0800 772 1027 (interior).
O aplicativo Cliente Rio Saneamento tem um chat interativo, e os consumidores também podem acessar o site riomaissaneamento. com. br, onde encontrarão dados sobre as facilidades e endereços das lojas de serviços, e agenciavirtual. riomaissaneamento. com. br. Nas redes sociais, a Rio Saneamento possui perfis ativos no Instagram e facebook para se comunicar com os consumidores e, assim, estar oferecendo o serviço mais produtivo.
O Rio Saneamento atenderá os seguintes bairros AP5 da Zona Oeste: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.
No restante do estado, 17 municípios do Rio de Janeiro passam a ser atendidos por meio da concessionária: Bom Jardim, Carapebus, Carmo, Itaguaí, Macuco, Natividade, Paracambi, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Ostras, São Fidélis, São José de Ubá, Seropédica, Sumidouro, Trajano de Moraes e Vassouras.
Obras na região metropolitana:
Itaguaí (Metropolitano): obras de condução da tubulação de água do Rio da Guarda, otimizando o abastecimento de água
Paracambi (Metrópole): status quo de uma rede de dois quilômetros de fontes no distrito de Guarajuba
Seropédica (Metrópole): pinturas na unidade de bombeamento no bairro da Fazenda Caxias
Foto: divulgação