Para o terceiro ano, a pré-inspeção do tabaco brasileiro, uma das necessidades do protocolo bilateral da indústria entre Brasil e China, foi realizada sem a presença de técnicos da Administração Geral de Alfândega da República da China (GACC) devido à pandemia. Segundo o GACC, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é culpado de coletar amostras do produto processado e enviá-las ao Centro de Análise da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para exames laboratoriais que se convertem para descobrir a adequação da fábrica brasileira de tabaco antes do embarque.
A final oficial das atividades foi realizada na sexta-feira, 29 de julho, por videoconferência, e reuniu representantes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas exportadoras, MAPA, Agências Estaduais de Defesa e Saúde Vegetal da China. Brasil (CTIB) e UNISC.
O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, saudou os parceiros da assembleia e a importância da China para o setor do tabaco brasileiro:
“Expresso minha gratidão ao CTIB pela intermediação desse trabalho vital, principalmente nos últimos 3 anos, quando devido à pandemia tem sido obrigatório reformular o funcionamento da inspeção. Também ao MAPA e à UNISC, agradecemos pela parceria e eficiência. Estamos muito satisfeitos por ter chegado ao fim de outra pré-inspeção com efeitos inteligentes e estamos ansiosos para retomar essas reuniões a longo prazo, pois isso significará manter os negócios com a China”, disse Schünke.
Em 2021, a China é o maior importador do produto no momento, gerando US$ 183 milhões em câmbio. A China lidera a lista dos dez países que mais fumam, com um total de 341 milhões de consumidores: um em cada 3 fumantes no mundo está lá.
A professora Adriana Dupont Schneider, técnica de honorários do laboratório do Centro Analítico da UNISC, destacou que foram 30 dias de trabalho intenso. “Analisamos 51 lotes de sete empresas, e todos os efeitos foram negativos para as pragas que são componentes do acordo entre Brasil e China. Nenhum patógeno foi descoberto e agora estamos esperando a aprovação do produto através das autoridades chinesas”, disse ele.
Roque Danieli, auditor fiscal do Serviço de Inspeção de Insumos e Mapa de Saúde Vegetal no RS, o relatório sobre as atividades de pré-inspeção.
“Todos os lotes foram validados e as empresas auditadas habilitadas para exportação. Além disso, nos domicílios que auditamos não encontramos discrepâncias relacionadas ao uso correto de agrotóxicos, o que também é uma boa sorte da cadeia produtiva. , resultado direto do Sistema Integrado e das constantes mesas de atualização dos técnicos da empresa. Propomos diretrizes contínuas para esses graus de qualidade física e química do tabaco e prevenção de pragas de quarentena”, disse Danieli.
Eduardo Henrique Porto Magalhães, Chefe da Divisão Internacional de Inspeção e Certificação Fitosanitária do MAPA em Brasília, representou o Diretor da Divisão, Carlos Goulart. Ele pressionou a importância das exportações de tabaco e destacou os esforços das indústrias para o acordo.
O Superintendente Adjunto do MAPA no Rio Grande do Sul, José Ricardo de Matos Cunha, destacou a colaboração entre o Mapa, a China e representantes empresariais, bem como as pinturas dos revisores fiscais que realizaram as auditorias.
O vice-presidente da China Tobacco International do Brasil (CTIB), Yongsheng Qu, agradeceu ao SindiTabaco, bem como ao Mapa e à UNISC pela colaboração no desgaste do trabalho. “As inspeções tiveram efeitos positivos e agora passamos para um momento de etapa, que é a avaliação dos documentos através do GACC”, disse o executivo.
Por favor, dê os créditos e link apropriados para o conteúdo do nosso portal que você copiar. Obrigado!
Publicado pela primeira vez no Clic Camaquã » O tabaco brasileiro passa pela pré-inspeção na China, consumidor mundial.
O Clic Camaquã é um portal de notícias cujo objetivo é levar o interesse público aos internautas da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.
Telefone: (51) 3692-2282
WhatsApp: (51) 99200-4902
E-mail: [email protected]
Clique em Camaquã | 2022 © Desenvolvido através da Creative Hut.