TRE-RJ adota medidas de segurança conspícuas para eleições; ver por que as pesquisas são confiáveis

(22) 3512-2020

Informações sobre toque comercial

Vagas disponíveis

Recentes ataques ao sistema judicial e eleitoral do país provocaram pronunciamentos que protegem a segurança das urnas. Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux e ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manifestaram confiança no processo eleitoral brasileiro e nos movimentos realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na condução das eleições.

Na semana passada, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, fez um discurso em defesa da normalidade do processo eleitoral como valor constitucional. Fachin pregou unidade para a defesa dos fatos, da lei, do fato e da institucionalidade.

Esse é o nosso dever e nosso direito. O Brasil vive um momento de humor e momentos agudos, em que o retorno à normalidade parece um sonho de consumo.

O ministro Edson Fachin fez um discurso em defesa da normalidade do processo eleitoral como constitucional | Foto: Reprodução / EST

As eleições brasileiras são um exemplo a seguir para outros países, como indicado na nota pública publicada através da imprensa da Embaixada dos Estados Unidos (EUA). O folheto é claro:

As eleições brasileiras, realizadas e testadas no tempo através da fórmula eleitoral e das instituições democráticas, servem de estilo para as nações do hemisfério e do mundo.

Em assembleia entre os presidentes do TSE, ministro Edson Fachin, e do STF, ministro Luiz Fux, a questão na pauta foi plena confiança na equidade do processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE. O Portal Multiplix buscou a recomendação do presidente do TRE-RJ e, como repetiu em seus discursos, o juiz Elton Leme disse:

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro tomou medidas para colocar as eleições gerais deste ano em uma estrutura de segurança e inteligência evidentemente forjada, com medidas preventivas e repressivas. Já há ações coordenadas entre a segurança local, regional e federal, o exército e a segurança civil eficaz.

Segundo o TRE-RJ, há uma discussão permanente com o TSE para que essa ação coordenada atinja os mais altos graus de efetividade, em todos os graus de segurança pública. das eleições”.

Recentemente, o ministro Jorge Mussi disse que o Estado democrático de direito exige a defesa do sistema eleitoral existente. Também sob pressão de que “nunca houve evidências concretas de fraude” e que qualquer tentativa de uma narrativa que pudesse desacreditar o sistema eleitoral brasileiro terá que rejeitar o procedimento.

A implementação do procedimento eletrônico trouxe segurança e confiança às eleições | Foto: Reprodução / EST

No dia 2 de outubro, primeira circular das eleições de 2022, 156. 454. 011 eleitores poderão ir às urnas para os novos representantes políticos. Este ano, os cargos de Presidente da República, Governador, Senador e Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital são contestados (o deputado distrital é uma figura que só existe no Distrito Federal, equivalente ao cargo de Deputado Estadual).

O uso da geração foi uma reação efetiva à fraude ocorrida em outras etapas do processo eleitoral, desde a época do Império até a implementação do processo eletrônico, e trouxe segurança e confiança às eleições no Brasil.

A urna não é só um computador. É o resultado de conceitos e projetos que remontam à criação da República Federativa do Brasil. Trata-se de um detalhe do processo eleitoral brasileiro e da consciência da ordem e legitimidade na condução das eleições.

O processo eleitoral está aberto à participação de mais de cem entidades. De acordo com o art. 6 da Resolução DO TSE nº 23. 673/2021, que normaliza o tema, instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, o Congresso Nacional, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, as Forças Armadas e os partidos eleitorais, entre outros, podem fiscalizar o processo eleitoral.

A fórmula de votação eletrônico passa por várias etapas de auditoria antes e depois da eleição. Uma das ocasiões mais altas aplicáveis para atestar o grau de confiança das urnas eletrônicas é o “teste de integridade”, que é realizado nos tribunais regionais eleitorais (TRE) no mesmo dia da eleição e é controlado por meio de uma empresa de auditoria externa.

Os inquéritos passarão por várias etapas de auditoria| Foto: Reprodução / EST

O procedimento consiste em uma espécie de “hype” cujo objetivo é verificar se o voto votado é o mesmo que será contado através do equipamento. O controle simula uma votação geral e leva em conta os casos que eventualmente surgiriam. a escolha. Segue-se, portanto, o mesmo rito de um trecho eleitoral nada incomum, como a emissão do ‘zerésima’ (documento que comprova que não há voto nas urnas antes da votação) e a impressão da urna (BU), um relatório publicado que inclui os votos armazenados no equipamento.

O estilo de dispositivo eletrônico de votação “UE2020” viu sua capacidade de processamento multiplicada por 18, ganhou uma tela sensível ao toque no terminal da tabela e habilitou o perímetro criptográfico do aparato de segurança com base na Infraestrutura Pública de Chaves Criptográficas (ICP Brasil).

Vale lembrar que as pesquisas não possuem conexão web, bluetooth ou qualquer outra rede. Assim, se alguém quisesse fraudá-los, teria que atravessar mais de 30 barreiras de proteção, e novamente, em um único instante: o voto. .

Chegada de novo lote de vistorias ao TRE-RJ | Foto: Reprodução / TRE

As regiões de Serrana e Lagos (e seus municípios políticos) foram classificadas por polos: 92, 96, 222 e Zonas Eleitorais. Segundo o TER-RJ, as urnas já estão nos polos das Zonas Eleitorais 92 e 96. O envio das urnas para os polos das 222 e Zonas Eleitorais, ainda não tem data marcada.

No total, há 540 urnas em Nova Friburgo, 425 em Teresópolis, 467 em Cabo Frio, 288 em Araruama, 114 em Bom Jardim, 101 em Arraial do Cabo, 93 em Búzios, no Cordeiro, 73 em Cantagalo, 70 em São Sebastião do Alto, 60 em Carmo e 57 em Sumidouro.

Veja mais notícias da Serrana do Rio no portal Multiplix.

Sobre multiplexing

Termos de Uso

Política de comentários

Política de erro

Política de privacidade

Facebook

Chilrear

Instagram

WhatsApp

mdr

(22) 3512-2020

Informações sobre toque comercial

Vagas disponíveis

Rua Manoel Carneiro de Menezes, 13 (2º andar) – Ponte da Saudade | New Freiburg

contato@portalmultiplix. com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *