O esporte tem um grande efeito social na vida dos jovens em nosso país. E é por meio do brincar que valores básicos como respeito, ética e companheirismo permitem transformar perspectivas sociais, como a dos jovens dos Centros de Atenção Socioeducativa (Caso) do Estado, que participaram no último fim de semana (30 e 31 de julho) da 1ª Olimpíada do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso. Leia também – Um jovem desaparece no Rio Cuiabá após um barco entrar na água
Animados e com faíscas nos olhos, os jovens dos 6 Casos de Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Barra do Garças) organizaram um belo rito de abertura do evento, no sábado, 30 de julho. Organização juvenil, 70 meninos e 10 meninas, marcharam no pátio do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantis carregando a bandeira do Estado, a fórmula socioeducativa e o município que representavam, com maravilhosa organização e disposição.
O Judiciário estadual brindou o festival ajudando a criar uma convivência mais justa e coletiva por meio da cidadania, com a doação de trezentos camisetas e permitindo o deslocamento de outros jovens para gerar conflitos. a organização socioeducativa de fiscalização e fiscalização da fórmula penitenciária e socioeducativa de Mato Grosso (GMF/MT) e coordenador da coordenação de jovens e jovens de Mato Grosso (CIJ/MT), Túlio Duailibi Alves Souza, mais uma vez forneceu ao Estado e com suas palavras pode trazer um pouco de incentivo e esportividade aos competidores.
“O esporte é o caminho do progresso para qualquer sociedade. Esperamos que esta seja a primeira vez entre muitos. Acreditamos em esporte saudável, amizade entre outras pessoas e todos os outros jovens que estão aqui. Boa sorte para todos os competidores”, dijo. la coordenador do Socioeducativo DA GMF na abertura dos jogos. O jogador de 16 anos de Case de Cuiabá, S. P. S. , já competiu no vôlei, futsal, tênis de mesa e atletismo. animado para as Olimpíadas. Esta é uma oportunidade muito inteligente. Conhecer outros lugares, outras pessoas, localizar uns aos outros e quando sairmos do hospital, podemos perseguir nossos objetivos. Quando eu sair daqui, preciso seguir uma carreira e me examinar na escola militar. Já consertei tudo, preciso ser policial.
campeão presença
Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e atual subsecretário de Esportes de Mato Grosso, o judoca mato-grossense David Moura brindou e incentivou os jovens na competição.
“Vivi essa transformação que o jogo traz em nossas vidas. Esses adolescentes aqui querem acreditar que a partida não é o destino, que a vida traz dificuldades, mas o jogo ensina que podemos triunfar sobre eles e podemos alcançar voos maravilhosos. Para a subsecretária de Justiça da Secretaria de Segurança Pública, Lenice Silva dos Santos Barbosa, será preciso entender que a política cultural e recreativa para os jovens, mesmo para aqueles que não são desfavorecidos em termos de liberdade, é uma prática rara. “Quando a fórmula socioeducativa busca garantir o jogo, a cultura, ter o Judiciário como principal cônjuge é muito importante. Quando desceram do ônibus, vimos mulheres e crianças empolgadas, pois nunca haviam estado em um espaço, em uma oportunidade como essa. Apesar do julgamento social, é concebível estar oferecendo reintegração social de qualidade a esses jovens. O superintendente de Gestão Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, avaliou a ocasião como muito positiva na vida dos adolescentes, pois muitos deles nunca tiveram acesso ao jogo, além disso, destacou o desafio logístico de trazer jovens de os grupos para o estado. “Começamos a fazer planos para o evento há quatro meses, envolvendo todos os atores e forças de segurança do estado, para trazer todos aqueles adolescentes. Esta é uma oportunidade para inspirá-los a continuar na vida do jogo e, com isso, até se tornarem atletas olímpicos”, finalizou Iberê.
Os Jogos Olímpicos I jogos com vôlei encontro entre Cuiabá e Rondonópolis, com vitória da equipe cruzense. Além da modalidade, também houve disputas nas categorias futsal, arremesso de peso, tênis de mesa, atletismo e natação. Dispositivo de abertura
Participaram da abertura do evento o coordenador do julgamento do GMF Socioeducativo e coordenador do ICJ, Túlio Duailibi Alves Souza, a Superintendente de Gestão Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, o promotor de Justiça, Rogério Bravin de Souza, a coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (CEDCA), Roberta de Arruda e a Secretária Adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, 70.
O Grupo Gazeta reúne carros de comunicação combinados em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, o maior jornal de circulação e influente do estado. O Grupo inclui a Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10. 1, TV Pantanal 22. 1, Instituto de Pesquisa Gazeta Dados, Gráfica Millenium e Portal Gazeta Digital.